Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Israel Dias Novais

1 comentário

José Renato Nalini

A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS perdeu mais um de seus integrantes, o ex-Presidente ISRAEL DIAS NOVAES.

Foi jornalista e deputado estadual e federal. Em 1975, o mais votado para a Câmara Federal em São Paulo. Em 1978, considerado o melhor deputado federal em todo o Brasil. Antes disso, foi Secretário do Governo Jânio Quadros e nunca deixou de escrever para jornais em todo o Brasil. Colecionava presidências. Além da APL, presidia a Ordem dos Velhos Jornalistas, o Pen-Clube, o Clube dos 21 Irmãos Amigos e outras entidades.

Quando parlamentar, atendia de bom grado os convites para debates com alunos em várias faculdades. A meu convite, esteve mais de uma vez na Faculdade de Direito Padre Anchieta, quando eu aprendia com o alunado alguma coisa de Teoria Geral do Estado.
Conviveu com personalidades de realce na vida nacional. Era amigo de Mário de Andrade e contava episódios muito interessantes do convívio com o sofrido e incompreendido intelectual da paulicéia.

No trato era simpático e não resistia a contar uma piada. Assim se manteve até os últimos dias. Sempre formava uma roda em torno de si e a animava com relatos espirituosos. Era impossível ouvi-lo sem, após poucos instantes, gargalhar gostosamente. Homem rico, formou uma biblioteca notável que – permita a Providência – venha a ser preservada e não tome o rumo de tantas outras nestes tempos de desapreço ao livro.

Outro grande amigo seu era o governador Roberto Costa de Abreu Sodré, de quem – aliás – era vizinho e parente por afinidade. Uma de suas tristezas terá sido a demolição da belíssima casa de estilo inglês em que moraram durante décadas Maria do Carmo e Roberto Sodré. Vendida, foi demolida para a construção de uma edificação em estilo modernoso, tão ao gosto contemporâneo. Uma casa que recebeu visitantes ilustres, como a Rainha Elisabeth em sua visita a São Paulo.

Enfim, com ISRAEL DIAS NOVAES parte outra página significativa da História de São Paulo. E o Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, que já proibira seus confrades de morrerem neste ano do Centenário, vê-se desobedecido mais uma vez.

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autor de “Ética Ambiental”, editora Millennium. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Um pensamento sobre “Israel Dias Novais

  1. Estou também de luto porque conheci tal deputado e sua familia na cidade de Avaré não faz muito tempo perdemos o médico Paulo Novaes que também foi deputado federalno lugar de Ulisses Guimarães DrPaulo que fez meu parto em 1967 ele quando me encontrava dizia como podia ter posto no Mundo eu era uma bricadeira esta familia Dr Nalini Novaes tem pessoas ´´otimas e eu as conheci um abaraço do Roberto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s