Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Lula perdeu o Nobel?

3 Comentários

Na verdade, a ideia foi de meu amigo ANTONIO PENTEADO MENDONÇA, o “Nico”. O mais conceituado dentre os advogados do ramo de seguros, jornalista e radialista – suas crônicas são lidas diariamente na Rádio Eldorado – é meu confrade na Academia Paulista de Letras.

Bem antes de ser anunciado o Nobel da Paz para BARACK OBAMA, ele havia lançado LULA para o mesmo prêmio.

Justificativa: conseguiu tirar da pobreza absoluta uma legião de brasileiros. Ajuda os países da América Latina com recursos que autorizam reforçar a conclusão de que o Brasil é um país rico. Preocupa-se com a Democracia, tanto que se empenha em recolocar no poder o Presidente da República em Honduras.

Mas o ponto alto de seus méritos seria a jogada democrática de não aceitar um terceiro mandato. É óbvio que se o povo fosse ouvido, ele seria mantido na Presidência da República. Ao aceitar transmitir o cargo e não mudar a Constituição, como o fez seu antecessor e como fazem os companheiros na América Latina, ele passa a imagem de um democrata verdadeiro. E o Brasil nunca teve um Prêmio Nobel, ao contrário do Chile e Argentina, os países mais próximos.

Mesmo assim, o prêmio foi precocemente para OBAMA. Será que com isso se inviabiliza o Nobel para LULA? Pode ser que sim, pode ser que não. Ninguém menospreze a sorte do Presidente da República. Obteve a vitória do Brasil para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Disse que a crise econômica era tsunami para outros países e marolinha para o Brasil. E parece que tinha razão.

É considerado um fenômeno em todo o mundo. Prova evidente da Democracia Brasileira: metalúrgico iletrado chega à Presidência da República. Não estaria a merecer um Nobel, que é um prêmio mais do que político?

O fato é que a economia crescente, o filme “Filho do Brasil” de Luiz Carlos Barreto, o ufanismo que sempre foi uma de nossas características poderão mudar o cenário das eleições presidenciais de 2010.

Não seria estranhável que ele impulsionasse a candidatura que tem guardada em seus propósitos, já que até o momento não se posicionou de maneira categórica sobre quem será o seu sucessor. Quem viver verá.  

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autor de “Ética Ambiental”, editora Millennium. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

3 pensamentos sobre “Lula perdeu o Nobel?

  1. Prezado Dr.Renato,
    Segue uma notícia que poderia ser alvo de mais um preciso comentário de Vossa Excelência.
    Abraço.

    “Concurso para garis atrai 22 mestres e 45 doutores ”

    Link: http://www.geledes.org.br/noticias/concurso-para-garis-atrai-22-mestres-e-45-doutores.html

  2. O Presidente Americano jamais fez algo para merecer este premio somente foi exibido uma familia feliz sorridente e o sssa mutema do Americanos poia Geoge já tinha jogado toda gentileza no lixo além do fracasso economico dos esbanjadores Americanos não mereceu mesmo este premio Nobel é mais uma jogada do Capitalismo o lobo disfarçado de anjo. Agora nosso Presidente também não merece este premio alias nem deveria existir este premio o que precisa ter não é o homem do ano e sim masi eduação para todos com ofertas de curso mais aulas nas escolas publica que passa 4 meses por anos sem aula e reunião é não sei o que menos aula ai o aluno é o culpado tem baixo nivel cultural também dessa maneira agora é preciso reconhecer o Brasil melhoru muito eu melhorei isso é bom demais minha cidade esta indo de vento e pompa uma abraço do Roberto e digo o Nosso Governador de São Paulo ao menos foi a comemoração do dia Sete de Setembro é mole ou um desprezo com nossa Patria tinha mais de 30000 mil pessoas no desfile.

  3. Me contentaria em repetir o comentário do Israel (significado homem que vê Deus ou homem que luta com Deus), nome do estado sagrado, que já nos desmereceu…

    Anão-diplomático, anões em cidadania, anões em educação e nulos em justiça. Fracos, nos submetemos ao mercado.. permitimos parlashoppings enquanto ainda há fome nas ruas.. e gente sem teto nas esquinas… Permitimos que safados nos comandem.

    Andar no carro do Tribunal deve fazer um bem danado.. os vidros fechados do carro blindado devem trazer a mesma sensação dos que vislumbravam da tribuna, nos coliseus de Roma, ao ver os escravos se matarem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s