Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Mais uma Academia?

1 comentário

Os amigos poderão indagar: por que mais uma Academia? Já sou Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, centenária instituição que reúne intelectuais cujo convívio já compensa qualquer outro dissabor e é nutriz de esperança para qualquer mortal. Já pertenço – por generosidade de amigos – às Academias Paulista de História, Cristã de Letras, Paulista de Direito, Paulista de Magistrados, Brasileira de Direito Criminal e Paulista de Ciências Jurídicas. Ainda assim, aceitei ingressar para a Academia Paulista de Educação. O que me levou a isso?

A razão maior foi suceder a um homem admirável, que aprendi a estimar e cuja morte me consternou: PEDRO SALOMÃO JOSÉ KASSAB. Médico vocacionado, daqueles cuja devoção ao necessitado de cuidados equivalia a boa parcela do tratamento, foi um verdadeiro educador. Presidiu o Liceu Pasteur durante décadas. Fez da instituição um dos paradigmas da formação da infância e juventude paulista. Presidiu a Associação Brasileira de Medicina, realizou inúmeros trabalhos meritórios. Mas, antes de tudo, foi uma pessoa de bem. Um homem profundamente bom. Tive a alegria de conviver com ele nos últimos anos.

Sempre afável, atencioso, verdadeiramente interessado em ouvir o interlocutor. Não tinha pressa, mas estava por inteiro junto à pessoa com a qual conversava. Humilde e erudito. Generoso e solidário. Só fez o bem, semeou fraternidade e legou exemplos. Não tive o prazer de recebê-lo na Academia Paulista de Letras, para a qual foi eleito para suceder o cientista Crodowaldo Pavan. Faleceu antes de tomar posse. Isso explica o haver aceitado sucedê-lo na Academia Paulista de Educação, já que substituí-lo seria impossível. Esse homem precisa ser cultuado.

Sua memória não pode ficar no olvido. Meu compromisso é mantê-la preservado, no espaço votivo do respeito, enquanto vivo for. Essa a função das Academias: a imortalidade consiste na rememoração de sua existência e obra, por quem vier a suceder aquele que deixar a ventura terrena. Tomarei posse amanhã, às 18,30 horas, no CIEE da Rua Tabapuã, 445, São Paulo. Quem puder comparecer, ficarei eternamente agradecido.

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autor de “Ética Ambiental”, editora Millennium. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Um pensamento sobre “Mais uma Academia?

  1. Professor, foi uma honra comparecer à sua posse, muito grata pelo convite e oportunidade.

    Através desse evento e agora reforçado pelo seu texto, aprendi sobre um digno antecessor e um louvável sucessor.

    Aprendi o que é verdadeira admiração por alguém a quem respeitamos, e compreendi que o verdadeiro homem de bem não se compara, antes procura seguir os passos daqueles em quem vê virtudes e fazer valer o lugar que outrem ocupou com capacidade.

    Rapidamente, se me permite, ouso discordar apenas de uma frase sua: “esse homem precisa ser cultuado”. Creio que uma pessoa como o Sr. Kassab, com a dignidade que lhe era peculiar e que o Professor reconhece com tanto afeto, ficaria mais feliz em ver-lhe cultivadas – e por isso reproduzidas – suas obras no bem, a sua imagem pessoal.

    Arrisco dizer isso porque aprendi também que os grandes homens em verdade não desprezam uma virtude em especial, a humildade; e quando engrandecemos um homem, quase sempre esquecemos de suas obras, mas quando engrandecem suas obras, o homem através delas se engrandece.

    Admiro-o Professor Nalini, e vejo em si a humildade dos grandes.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s