Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Tour religioso

1 comentário

São Paulo passou a fazer parte do roteiro das viagens católicas. A Ópera Romana Peregrinação, agência de viagens do Vaticano, incluiu a capital e Aparecida nos roteiros indicados a fiéis de todo o mundo. Dentre as atrações já existentes na capital estão o Mosteiro da Luz, construído por São Antonio de Sant´Ana Galvão e onde ele está enterrado. Ali também funciona o magnífico Museu de Arte Sacra e estão expostos muitos presépios, dentre os quais aquele que Cicilo Matarazzo comprou em Nápoles e que é verdadeira obra de arte.

A Capela de São Miguel Arcanjo, em São Miguel Paulista, foi construída em 1622. A Sé constitui um dos maiores templos neogóticos do mundo e sua cripta vale a pena ser visitada. O Mosteiro de São Bento ainda tem missas aos domingos às dez da manhã, com cantos gregorianos. Os monges têm uma padaria artesanal que fabrica delícias muito procuradas. A Congregação Imaculada Conceição, no Ipiranga, tem objetos de Madre Paulina, que também é santa. E muitos outros templos merecem visitação. A Igreja Nossa Senhora da Paz, na baixada do Glicério, tem pinturas de Fúlvio Penacchi.

A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintada por Samson Flexor. A Igreja de Nossa Senhora do Brasil é multicolorida e seu teto se inspirou na Capela Sixtina. Há templos modernos: a Paróquia São Pedro e São Paulo, no Morumbi, a igreja dos Dominicanos em Perdizes, a Cruz Torta do Alto de Pinheiros. Outro ponto a ser visitado pelos católicos é Pirapora do Bom Jesus, não apenas centro de peregrinação, mas sede de um Seminário Premostratense magnífico. É preciso acabar com a espuma poluente do Tietê. E Itu tem belíssimas igrejas.

Jundiaí merece inclusão no roteiro católico. A Catedral tem vitrais belíssimos e é produto de uma repaginação de Ramos de Azevedo. As imagens adquiridas por Monsenhor Dr.Arthur Ricci são das mais belas do mundo. Nossa Senhora da Conceição, em Vila Arens, tem painéis que retratam pessoas conhecidas. O Mosteiro de São Bento já foi muito mais bonito, antes da mutilação. Mas ainda tem as paredes externas preservadas de acordo com a construção original e seu altar mor é barroco. Quem se lembra de incluir outros pontos a serem visitados?

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autor de “Ética Ambiental”, editora Millennium. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Um pensamento sobre “Tour religioso

  1. Em Campinas também temos vários lugares lindíssimos de muita paz, a exemplo da Basílica do Carmo que possui pinturas do artista italiano Gaetano Miani e claro a Catedral dedicada a Nossa Senhora da Conceição, ambas na região Central da Cidade e em Vinhedo temos o Mosteiro de São Bento com missas às 08:00 com o canto gregoriano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s