Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Memória fraca

2 Comentários

“No salão paroquial de Vila Arens, tendo como paraninfo o Padre Angelo Zanela, o Colégio Divino Salvador diplomou mais uma turma de jovens. Das solenidades registramos os flagrantes acima, onde vemos da esquerda para a direita o jovem Luiz Francisco Ferreira Bárbaro (orador dos formandos) fazendo seu discurso, e grupo de formandos”. A notícia data de 30 de dezembro de 1960 e foi publicada em “O Jundiaiense”, que era o “Jornal dos Três Fernandos”: Fernando Pedreira, Fernando Gasparian e Fernando Henrique Cardoso.

São 50 anos idos, desde que os salvatorianos entregaram o diploma do ginasial a uma turma  integrada por Ademir José Manzato, Bechara Jorge Kachan, Carlos Alberto de Almeida, Élcio Borgonovi, Elídio Bulisani, Eudimir Ricardo Bizzarro, Fernando Álcio Fehr, Fernando Loboda, Francisco Ferreira Lima, que era um seminarista e cujo destino desconheço, Ivan José Bernucci, João Griesius Filho, José Anselmo Contesini, José Carlos Tresmondi, José Eduardo Martins (Penaforte), José Renato Nalini, Luiz Alberto Morais Pereira, Luiz Francisco Ferreira Bárbaro, Mariano Bezan, Mário Augusto de Oliveira Bocchino, Norberto Pastre Júnior, Orlando de Jesus Moreira, Odilon Lopes de Moraes, Roberto Luiz Covesi, Roberto Éber Marchi, Stéfano Maria Moretti e Vicente Martin. Perdemos Norberto Pastre Júnior, o primeiro a partir.

Depois Mário Augusto Bocchino e, recentemente, Elídio Bulisani. Mas ainda somos um grupo e poderíamos celebrar as bodas de ouro dessa equipe que foi muito unida. O paraninfo Padre Marcelino Aldo Zanella (os salvatorianos voltaram a usar o nome civil) ainda está conosco. Padre Paulo de Sá Gurgel, que era o diretor do Divino Salvador partiu há pouco para a eternidade. Até há pouco, o Pe. Damião Prentke estava vivo. Pe. Ditmar Graeter, Pe. Miguel Schlerdon, Prof. Wilson Minzon, Prof. Daniel Hehl Cardoso também estão na eternidade.

Será que ninguém se lembrou da data? Estaremos já acometidos de fraqueza de memória ou não significa nada poder recordar que há cinco décadas – meio século, exatamente – alcançamos um ciclo que, à época, foi importante, nos alegrou e pareceu abrir as portas para um futuro, então risonho e franco? PS: Infelizmente, o Prof.Durval Fornari, que nos ensinava canto orfeônico, faleceu no início de janeiro.

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autor de “Ética Ambiental”, editora Millennium. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

2 pensamentos sobre “Memória fraca

  1. Não me lembro do evento, pois não participei dele. Mas muitas das pessoas que v. nomeou (o autor do blog inclusive!) permanecem vivas na minha memória afetiva – o que é muito bom…

  2. Renato Nalini, vou chama-lo assim porque fomos vizinhos, crescemos juntos e, estudamos juntos, que igualmente são chamados com toda honra de fundadores, do então, Colégio Divino Salvador, tem automaticamente esse direito de tratarem-se por “você”, não acha?
    Talvez seja ousadia minha tratar assim de uma maneira mais intima uma pessoa com um cargo de tanta relevância, mas é assim que quero tratá-lo.
    Vou tentar reavivar sua memória Nalini, mas faltaram nomes nessa sua relação, não estou reclamando por mim, porque isso não representa absolutamente nada, mas sim pelo CLAUDINEI CABRAL, humilde filho de uma lavadeira e seu pai tinha uma modestissima lavanderia na Rua Bartolomeu Lourenço, esse nosso colega e principalmente amigo, tornou professor e escalou todos os degraus até chegar a Delegado de Ensino em Americana, e depois de aposentar-se tornou-se promotor de Justiça dessa mesma cidade.
    Por favor em nome de uma justiça desacreditada neste nosso pobre país, tente rever essa sua lista.
    Grato .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s