Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Consumo e consumismo são sinônimos?

Deixe um comentário

O texto abaixo foi enviado pelo Getúlio Costa Melo, de MG, leitor do blog!

Compras. Palavra esta de desejo pessoal e de grande interesse econômico. Um dos produtos de destaque no mercado brasileiro desde 1990 é o aparelho celular. De lá pra cá inúmeros modelos foram distribuídos nas prateleiras das lojas de eletroeletrônicos, variando de tamanho, peso, cor, acessórios e tecnologia. Mas pensamos um pouco. Porque o aparelho celular, num curto período de tempo, evoluiu tão rapidamente? Existe uma palavra para caracterizar tais mudanças?

Muitas pessoas, principalmente aquelas ligadas ao comércio em geral, entendem que consumo e consumismo são sinônimos. O dicionário Aurélio define que: “Consumo: Ato ou efeito de consumir, gastar. – Consumismo: Sistema que favorece o consumo EXAGERADO”. Com um pensamento lógico, consumismo enquadra perfeitamente para tais mudanças comentadas.

A lei da física nos ensinou que para ocorrer uma reação, conseqüentemente deverá ocorrer uma ação. E qual o mecanismo atual utilizado para que o consumismo adentre no íntimo de cada pessoa?

A mídia, em especial à televisionada, fomenta o enriquecimento das propagandas consumistas, fazendo com que cada vez mais fiquemos alienados, viciados, “tarados” em realizar compras não necessárias.

Algumas pessoas falarão que o consumismo é algo de grande importância para toda sociedade, trazendo novas empresas para o país, fazendo com que haja novas vagas de emprego. Em resumo, estimulação à evolução social.

Este pensamento é totalmente ignorante. Dizer que consumismo é algo que traz uma EVOLUÇÃO SOCIAL, demonstra que a pessoa possui um alto índice de miopia social ou até mesmo já se encontra alienado por consumo não sustentável.

Importantíssimo que todos nós tenhamos consciência que a cada compra realizada, em especial os aparelhos eletrônicos, incentivamos grandes empresas à exploração de minerais. O estudo dos 5 R’s (REPENSAR hábitos e atitudes, REDUZIR a geração e o descarte, REUTILIZAR aumentando a vida útil do produto, RECICLAR transformando num novo produto, RECUSAR produtos que agridam o ambiente e a saúde) deve ser levado em conta para o bem de todas as pessoa, tanto presentes e quanto futuras.

 

Getúlio Costa Melo é acadêmico do 7º período da Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores Aprendiz e membro fundador da Associação Socioambiental “Filhos da Estrelas”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4887518407176352

Email: getulio@filhosdasestrelas.org.br

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s