Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Etiqueta nas redes

6 Comentários

Hoje não se vive sem internet. Mais da metade da população brasileira se utiliza do computador e oitenta por cento dessa clientela é também usuária das redes sociais. Pensar que sou do tempo em que se comprava papel de carta, envelope, escrevia-se com pena que se molhava no tinteiro – as “carteiras” da Escola Paroquial Francisco Telles continham o pequeno orifício para se colocar a tinta – em fase “pré-esferográfica”.

Hoje, amanheço com centenas de mensagens em meus e-mails pessoais, além de várias centenas no institucional. Do qual pouco me sirvo, na verdade, pois a inflação é bastante cansativa. Chris Anderson, curador do TED (www.ted.com), evento que reúne especialistas de várias áreas para troca de ideias, criou um “decálogo” com o objetivo de auxiliar a lidar com a avalanche de mensagens virtuais. A primeira é “respeite o tempo do destinatário do e-mail”. O remetente tem o dever de minimizar o tempo que o destinatário levará para responder o e-mail. A segunda é “Concisão e lentidão”. 

Compreenda tanto o tempo que a resposta leva a chegar e também a falta de detalhes. Você não sabe quais as ocupações do destinatário e os entraves que ele encontra para poder responder. A terceira é “Clareza”. A quarta: “Evite perguntas abertas” quais “o que você achou?”. É melhor fazer perguntas simples e de fácil resposta. A quinta: “Corte suas respostas sem conteúdo”. Você não precisa responder todos os e-mails. Mas evite usar “ok” ou “legal”. Soa indelicado. 

Sexta: “Diminua os rastros”. Você não precisa incluir todas as conversas anteriores no e-mail. Tente deixar só as mensagens mais relevantes. “Evite arquivos em anexo” é a sétima. Salvo quando absolutamente necessário. Oitava: “Seja claro quando não há necessidade de resposta”. Acrescente: “não é preciso responder”. Você poupará o tempo do destinatário. Nona: “Cuidado com as cópias”. 

Quando você adiciona uma pessoa em cópia em um e-mail, está multiplicando o tempo que a mensagem levará para ser respondida. Use a opção com moderação. Última recomendação: “Desconecte-se”. Quanto menos tempo gastamos com e-mail, menos e-mails receberemos. Considere dosar o tempo dedicado a eles e tire uma folga nos finais de semana. Não é fácil. Mas vamos tentar?

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

6 pensamentos sobre “Etiqueta nas redes

  1. A diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Meio termo…Aristóteles vive !

  2. Posso divulgar esse texto, professor? Achei muito pertinente, como todos, mas mais apropriado a uma divulgação para colegas e amigos. Aguardo sua autorização. Abraços!

  3. Atitudes simples que grande parte das pessoas não usam. Acho que num futuro próximo, haverá uma extensão nos cursinhos de informática, no qual ensinará como destinar um email corretamente (rsrs).

  4. Olá, sou leitora assídua do blog e tenho uma dica super interessante de leitura jurídica. No informativo jurídico FATO NOTÓRIO você fica por dentro das notícias relevantes do mundo jurídico diariamente, além de ter acesso a artigos e entrevistas com renomados juristas brasileiros. Essa semana o entrevistado é o ministro Gilmar Mendes. Vale a pena conferir no http://www.fatonotorio.com.br
    Um grande abraço!

  5. Dr. José Renato:
    extremamente oportuno o seu artigo. Boas maneiras, onde quer que estejamos, facilitam o convívio contribuindo para a harmonia das relações. Como são bons os seus artigos!
    Maria de Lourdes Bello Zimath

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s