Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Cobremos consciência verde

Deixe um comentário

Toda cidade brasileira tem infinitos problemas ambientais. Falta de água, de verde, poluição, excesso de carros e de resíduos sólidos. E o que faz o Prefeito para encarar tais questões? As eleições se avizinham e um bom exemplo de cobrança de compromissos dos que querem governar é o Programa “Cidades Sustentáveis”, lançado em São Paulo pela Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pelo Instituto Ethos.

O Programa está apoiado na Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida em 2010 como banco de dados de práticas e políticas exemplares de sustentabilidade urbana. O objetivo é conseguir o máximo possível de adesões de candidatos, explica Oded Grajew, da Secretaria Executiva do Instituto São Paulo Sustentável. A plataforma que subsidia o programa é composta por mais de 300 indicadores de sustentabilidade urbana. A proposta é que os candidatos comecem se comprometendo a fazer um diagnóstico das áreas que envolvem os indicadores básicos.

Por esse compromisso, 90 dias após a posse, o eleito deve apresentar um diagnóstico contendo, no mínimo, os indicadores básicos. Para as cidades grandes e médias, são 100 indicadores. Para as pequenas, 60. Além disso, obriga-se o eleito a apresentar um plano de metas, com prestação de contas anual, assim como reiteração das metas e esclarecimento de como pretende atingi-las. Com os indicadores, os gestores terão acesso a valores de referência de experiências bem-sucedidas em várias partes do mundo e que poderão ser usadas como balizas.

Além desse movimento concreto, o bom candidato deveria se munir de um enorme acervo de boas propostas, em todas as áreas, mas – principalmente – em relação à ecologia. O tema transversal por excelência e a maior urgência neste conturbado século XXI, em que milhões morrem de fome por causa da seca e em que o caos climático veio para mostrar aos insensatos de que os recursos planetários atingiram a exaustão. 
Outra pessoa que não pode deixar de ser ouvida pelos candidatos é André Trigueiro, com seu programa “Cidade & Soluções”, considerável conjunto de boas ideias ecológicas factíveis e essenciais para garantir a qualidade de vida dos eleitores e das gerações do porvir.

José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s