Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

A jovem centenária Zuleika

1 comentário

Ontem completou 100 anos uma jundiaiense ilustre. Ela nasceu aqui e é descendente do Major Sucupira. Seu nome: Zuleika Sucupira Kenworthy. Pioneira e corajosa, foi a primeira mulher a ingressar por concurso público na carreira de Promotor de Justiça. O Ministério Público reservava as suas vagas para homens. Zuleika insistiu, mostrou-se imbatível no certame, enfrentou uma Banca resistente e não havia como deixar de aprová-la.

Foi a primeira mulher a ter acesso ao Ministério Público, não só no Brasil, mas em toda a América. Distinguiu-se por sua combatividade e destemor. Dinâmica, devotou-se integralmente a fazer justiça. Convenceu-se de que o mundo só seria melhor se a infância e a juventude merecessem a devida atenção. Notabilizou-se como Curadora de Menores e representou o Brasil em inúmeros certames internacionais.

Está aposentada há mais de 30 anos, porque o Brasil, país rico, dispensa aos 70 os seus luminares. Condena-os ao ostracismo. Mas ela soube aproveitar a vida. Católica praticante, liderou comunidades na capital, junto à Igreja de Sant’Ana, no Alto da Boa Vista, onde pude testemunhar de perto o seu apostolado. 

Estive há pouco em uma homenagem que ela recebeu da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Homenageada-mor, homenageou-me dizendo como havia me conhecido ainda na condição de Promotor Substituto. Maravilhosa essa jovem centenária que ontem recebeu mais carinho em Sorocaba, onde hoje reside. 

Para ela, o Príncipe dos Poetas Brasileiros, Paulo Bomfim, escreveu a saudação que segue: “Zuleika ternura, Zuleika coragem, Zuleika Justiça, Zuleika esperança, Zuleika saudade, Zuleika paulista, Zuleika amizade, Zuleika de um século, Zuleika e sua lenda, Zuleika e seu sonho, Nós todos unidos, irmãos em Zuleika”.

Jundiaí, berço natal dessa liderança pioneiríssima, está a dever uma homenagem à mulher que toda a Justiça da América aprendeu a admirar e que está lúcida, feliz, realizada, amada e que é justificado motivo de orgulho para todos os jundiaienses. VIVA ZULEIKA! Feliz primeiro centenário!

JOSÉ RENATO NALINI é Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, biênio 2012/2013. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Um pensamento sobre “A jovem centenária Zuleika

  1. Parabéns a esta grande guerreira,me sinto grandemente honrado em fazer parte da família Sucupira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s