Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Turma da madrugada

3 Comentários

Visitei o campus da Unítalo, uma Universidade em Santo Amaro, recebido pelo magnífico Reitor, Dr. Marcos Antonio G. Cascino. Além de excelentes instalações, de um amplo auditório provido de todo o equipamento para apresentações sofisticadas, impressionou-me o verde e o respeito à natureza. Nos jardins, pavões caminham tranquilos sob árvores bem nutridas. 

Anfiteatro ao ar livre, como as arenas gregas, propicia multiuso pedagógico-cultural. Em parceria com a FGV, o propósito é promover cursos de gestão para os servidores do Poder Judiciário. Função que necessita, com urgência e seriedade, absorver as melhores técnicas de administração. A Justiça não se descuida hoje de uma consistente educação continuada. Mas o foco ainda é o jurídico. 

Enquanto não há dúvida alguma sobre o preparo técnico de magistrados e de boa parte dos funcionários. A carência é exatamente a gestão. Com a qualidade do pessoal que empresta seu tempo, força e talento para a Justiça, ela deveria ser muito mais eficiente do que é. Tudo caminha para uma profícua experiência. 

Mas o que me impressionou mais durante essa visita foi saber que a Unítalo aproveita o tempo ocioso para realizar cursos destinados aos que não dispõem de condições de estudar no horário convencional. Tem os chamados cursos da madrugada, ou turnos da madrugada, com aulas das 5 às 8 da manhã. E a procura é muito grande. 

Aqueles que trabalham durante todo o dia, e que iniciam a jornada por volta das 8h30 ou 9 horas, têm condições de frequentar aulas nesse período que seria improdutivo, não fora a garra de quem se dispõe a aprender. E, para isso, não se incomoda de levantar mais cedo. A proposta foi bem aceita, os cursos funcionam. Demonstram que criatividade é ferramenta capaz de transformar a vida. 

Quem não se dispõe a uma ousadia, raramente consegue suplantar a mediocridade. Acredito que o alunado pioneiro acrescentará potencialidades às suas carreiras e às suas existências. O aprendizado abre os olhos, fortalece, revigora a confiança e torna tudo melhor. E é na educação, ou na falta dela, que reside a totalidade dos problemas brasileiros.

JOSÉ RENATO NALINI é Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, biênio 2012/2013. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

3 pensamentos sobre “Turma da madrugada

  1. Texto fabuloso! Já compartilhei até com os amigos no FB.

  2. Qualquer pessoa é capaz de perceber que um curso oferecido na madrugada não privilegia os padrões mínimos de qualidade, está posição é um vergonha, mas faz parte da democracia. A mesma democracia que me faz crer que o Brasil é terra de ninguém…

  3. Parabens ao UniItalo, muito boa iniciativa e criatividade em prol dos brasileiros,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s