Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

A virada do arrastão

9 Comentários

Nunca fui favorável à “Virada Cultural”. Quem a defende sustenta que é a oportunidade do povo espairecer durante 24 horas, assistindo a shows, dançando, cantando e se desestressando. Notadamente em São Paulo, capital, insensata concentração de 20 milhões de habitantes, considerada a conturbação.

Gasta-se quanto com esse evento? E qual o seu fruto? O dinheiro não é pouco. Dinheiro do povo. Povo sem vacina ou atendimento digno na saúde, sem transporte público decente, sem educação, sem moradia, sem verde, sem qualidade de vida ou ambiente saudável.

Neste ano, houve arrastões e duas mortes. Facadas, tiros, agressões e muita, muita bebedeira. As explicações para esse resultado, acho que não entendi bem. Falou-se que “os ladrões foram atraídos”. É isso mesmo? Ou essa violência reprimida quando cada qual permanece no seu próprio bairro, vai desabrochar na concentração de um grande número de pessoas?

Na verdade, o Brasil é um país pobre. A pobreza continua, nada obstante o ufanismo da redução da miséria. Não fosse pobre e um boato em relação à “bolsa família” não teria ocasionado o caos no norte e nordeste, com pessoas depredando bancos e querendo receber fora do dia designado o seu auxílio-fome. 

Pois São Paulo não é tão diferente. Há muitos ricos ali, mas os pobres são em número maior. Pobres não somente de meios materiais, mas pobres em educação, em cultura, em civilidade. Propicie-se uma agregação de milhares ou milhões de pessoas, todas submetidas a ritmos suscetíveis de exacerbação dos ânimos e o descontentamento com a falta de perspectivas desaguará em excessos de violência. 

Será que a “Virada Cultural” não poderia ser feita durante o ano todo e de outra forma? Uma “Virada ética”, uma “Virada de civilidade”, uma “Virada de Teatro”, de literatura, de música erudita, de artes plásticas. Dir-se-á: o povo não gosta disso. É subestimar o povo. Dê-se a ele coisa de qualidade e ele corresponderá. Basta verificar o que os maestros conseguem na periferia com orquestras de jovens antes disso destinados a servir ao tráfico. Vamos pensar nisso e evitar mortes e arrastões. O futuro agradecerá aos detentores do poder de gastar dinheiro do povo.   
 
JOSÉ RENATO NALINI é Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, biênio 2012/2013. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.
Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

9 pensamentos sobre “A virada do arrastão

  1. “A gente não quer só comida
    A gente quer comida
    Diversão e arte”
    A letra da música “comida”, de autoria de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sergrio Britto, dos anos de 1980, continua atual. Os anos se passaram, os governos se sucederam, e parece que não mudou muita coisa. Dão pequenas esmolas à população, mas nada de concreto.

  2. Libelo carapuça é a fratura exposta da corrupção e de todo Sistema Podres Poderes e seus vícios, amputação imediata de todos seus tentáculos,manobras,TRAFEGO-TRÁFICO de influencias e toda forma de manipulação , dissimulação… Chega de Patrimonialismos.
    Libelo carapuça é tanto ladrão metendo a mão e SUBESTIMANDO a nação ,que o povo já;. esta confuso Ela é o kit completo e suporte pratico, carregado de Blood SWEAT & TEARS , que deságua como um Tsunami e que desperta um gigante adormecido … O povo brasileiro!
    Não tenho nenhum prazer em ter feito essa musica e nem muito viver sub jugado sob às agruras dos seus versos, e que é a pior parte!
    Esta é a minha singela participação e nesse processo que veio como divisor de águas turvas e nebulosas,enfim.eles criaram um monstro e deram um tiro no próprio pé se bem ,poderia ser como no Japão:dá um tiro na própria cabeça era mais digno.

    DICA GUIMARÃES Jr.: LIBELO CARAPUÇA ( É tanto ladrão metendo a mão na Nação)

    LIBELO CARAPUÇA – http://www.youtube.com/watch?v=s1-WxEUAHIs

    Acordo todo dia bem antes do sol nascer
    Sem grana sem emprego procurando o que fazer
    Vivendo de biscates pra tentar sobreviver
    Morando na favela vendo a tudo acontecer
    Escravo do sistema quanta perversão contemplando os sonhos na prisão
    Aqui tudo é difícil tenho que lutar pra se mais que um super-homem pra viver Porque!

    È tanto ladrão metendo a mão na nação
    É tanto ladrão sem prisão…
    È tanto ladrão do baixo ao alto escalão (REFRÃO)
    É tanto ladrão meu irmão…
    È tanto ladrão voando de avião Caribe Japão…

    A cada novo dia é só esperar pra ver
    Pessoas importantes na tela da TV
    Envolvidas em subornos corrompendo o dever
    tudo muito camuflado nas entranhas do Poder
    C.P.I compra de votos a ganancia é de doer
    O dinheiro tá conta manda ver
    Eles têm rabo de palha e o que nos resta pra viver
    Migalhas dos abutres pra comer porquê?

    Aqui na terra de ninguém a IMPUNIDADE é a lei
    aqui tudo vai mal :Samba,Futebol,Carnaval

    C.P.I das C.P.I’s, It’s a shamefull!!!!!!!!

    L&M :Dica Guimarães Jr.:

  3. CIRCO (A IMPUNIDADE ,A FALTA DE ÉTICA & RESPONSIVIDADE).

    VOCÊS NÃO VÃO MAIS NOS SUBESTIMAR
    NOS LUDIBRIAR
    NÃO VÃO MAIS FAZER TROÇA DE MIM
    VEJO A MULTIDÃO AGONIZAR
    SUFOCAR A DOR SEM REAGIR…

    NÃO VIVER NUM PAÍS INSEGURO / 2X NÃO VIVER NUM BRASIL TÃO INJUSTO
    NÃO TEM PASSADO, PRESENTE, FUTURO
    ONDE O SINAL ESTÁ SEMPRE FECHADO PARA MIM (PARA NÓS)
    É COMO DÁ UM SALTO NO ESCURO
    NÃO VEJO UMA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL
    E O PODER SEMPRE EM CIMA DO MURO
    A SORRIR DE NÓS…

    O SOL VAI BRILHAR NO AMANHECER
    DO POVO EMANA A RAZÃO E O PODER (REFRÃO)
    CANSADO DE TUDO E DE TANTO CLICHÊ
    FAKE DÉMODÉ…

    VEJO TANTO ABUSO DE PODER
    E AS AUTORIDADES NÃO TÃO NEM AÍ (PARA NÓS)
    É CHEGADA A HORA VAMOS LÁ, LÁ, LÁ !!!!!!!!!!
    CONQUISTAR AS RUAS DO PAÍS…

    L&M: DICA GUIMARÃES Jr.:

    vídeo in natura,breve gravação em estúdio profissional.

  4. VOCÊS NÃO VÃO MAIS NOS SUBESTIMAR NOS LUDIBRIAR,NÃO VÃO MAIS FAZER TROÇA DE MIM,MIGALHAS DOS ABUTRES PRA COMER
    AQUI NA TERRA DE NINGUÉM A IMPUNIDADE É A LEI…
    O SOL VAI BRILHAR NO AMANHECER
    DO POVO EMANA A RAZÃO E O PODER (REFRÃO)
    CANSADO DE TUDO E DE TANTO CLICHÊ FAKE DÉMODÉ…
    NÃO VAMOS ESPERAR MAIS A CADA NOVO DIA PARA RESOLVER
    POR TODAS DEMANDAS REPRIMIDAS PELA DITADURA DA NEGAÇÃO
    EU NÃO QUERO DEMOCRACIA PARA VOTAR,QUEREMOS SIM DEMOCRATIZAR O SOCIAL…
    FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO,E DÁ PODER DE JUSTIÇA AOS PROCONS,CODECONS E DESEMPERRAR DE UMA VEZ ESTE PAÍ CHEIO DE IMUNIDADE PARA QUE ÀS IMPUNIDADES ACONTEÇAM E FAVOREÇAM OS DONOS DO PODER,
    E AOS POBRE VISTA A CARAPUÇA DE NÃO ELEGER POLÍTICO FICHA SUJA OU MESMO ÀQUELES QUE DESVIAM RIOS DE DOLLARES PARA PARAÍSOS ARTIFICIAIS…VOANDO DE AVIÃO AO CARIBE , JAPÃO
    COM CERTEZA ESSE ESSE JAPÃO NÃO É UM BAIRRO POBRE DE MARAGOGIPE. É O JAPÃOO DE : RICO É ASSIM MESMO DIÓGENES GUIMARÃES.
    EU DECIDI QUE NÃO VOTAREI MAS PARA Dr NOBODY …
    ASSIM COMO OS PUNKS NÃO SUSTENTE PARASITAS., TERMINANDO
    O QUE DEVERIA SER OBRIGATÓRIO É A ÉTICA 7& A RESPONSIVIDADE.

    Dr: POBRE PENSA QUE TODO RICO NÃO PRESTA ;ASSIM COMO TODO RICO PENSAM QUE TODOS OS POBRES SÃO FARRAPOS…

    Dica Guimarães Jr.:

  5. Espero que mude realmente a maneira como o Direito Autoral é tratado no Brasil é tanto ladrão meteno a mão na canção.Afinal aqui não existe controle como o Tim Rescala está explicando; o compositor não tem nenhuma informação de como funciona esse troço e é lesado de todas as formas.
    Nos Estado Unidos e Reino Unido segundo pesquisa na Internet, lá o direito autoral é diário,e o compositor além de receber o seu dinheiro em casa; as EDITORAS não são proprietárias das musicas.Ou seja:: o dono da música é o próprio compositor. Palavras do astro mundial Phil Colins. Chega de aberrações.e já passou da hora de acabar com esse refrão: É tanto ladrão metendo a mão na nação e na CANÇÃO…É tanto ladrão metendo a mão em tudo.
    Dica Guimarães Jr.:

    http://www2.videolog.tv/549400

  6. Dica Guimarães Jr.:

  7. Hoje tudo é hitech, wi-fi, internet, bluetooth,.. – I Love Quebrada
    rapgenius.com/…/Hoje-tudo-e-hitech-wi-fi-internet-bluetooth-mil-grau-c…
    Graças a expansão digital que aconteceu nas últimas décadas hoje um … Rinha (Já Ouviu Falar ?) … música Libelo Carapuça (É tanto ladrão metendo a mão e SUBESTIMANDO a nação) … É tanto ladrão metendo a mão na nação …. É um novo sucesso que estará em nosso cotidiano ,temos que viver e sentir a música, Dica Guimarães Jr.:
    http://rapgenius.com/…/Hoje-tudo-e-hitech-wi-fi-internet-bluetooth-mil-grau-
    rapgenius.com

    Dr: José Renato Nalini o senhor tem colaborado com o Brasil e sua filosofia
    humana; e tem sido generoso comigo em postar minhas mensagens,como O Ricardo Boechat,, atriz Fernanda Torres,Zico na Rede,Juca Kfoury,Bocão news Marcelo Resende,TV ,Rap Genius Brasil & USA TV USP,Cientista Joel Formiga,Revista veja,Mídia brasileira,,Maragogipe minha cidade , amigos do Faceboock e pessoas do mundo inteiro que vez por outras recebo email,contatos do Twitter @dicajunior54,Blog Luiz Felipe Pondé, Enádio Careca,Filosofo Raimar Rastelly,,Reinaldo Azevedo,Gerald Thomas, Blog Wagner Marins ,Rede Globo,Globo news,TV record,Record news,Heródoto Barbeiro,Grupo Bandeirantes ,Datena,Google,Youtube,Linkedin
    Eu sou baladeiro mas tiver que ser assim, que seja.

  8. http://www.joelformiga.com.br/2012/04/carapuca/

    Dica Guimarães Jr, artista de Salvador, compôs a música Libelo Carapuça, um poema musicado sobre a corrupção no Brasil, que evidencia os prejuízos sofridos pelos brasileiros menos privilegiados, que vêem seus sonhos seifados pela raiz com a distorção da democracia e aprofundamento das desigualdades sociais.

    Acordo todo dia bem antes do sol nascer
    Sem grana sem emprego procurando o que fazer
    Vivendo de biscates pra tentar sobreviver
    Morando na favela vendo tudo acontecer
    Escravo do sistema, quanta perversão… contemplando os sonhos na prisão
    Aqui tudo é difícil tenho que lutar pra ser… mais que um super-homem pra viver Porque!

    (REFRÃO)
    É tanto ladrão metendo a mão na nação
    É tanto ladrão sem prisão…
    É tanto ladrão do baixo ao alto escalão
    É tanto ladrão meu irmão…
    É tanto ladrão voando de avião, Caribe Japão…

    A cada novo dia é só esperar pra ver
    Pessoas importantes na tela da TV
    Envolvidas em subornos, corropendo o dever
    Tudo muito camuflado nas entranhas do poder
    CPI, compra de votos, a ganancia é de doer
    O dinheiro tá conta manda ver…
    Eles têm rabo de palha e o que nos resta pra viver
    Migalhas dos abutres pra comer…

    (REFRÃO)

    Aqui na terra de ninguém, a impunidade é a lei
    Aqui tudo vai mal, Samba, Futebol, Carnaval…

    (REFRÃO)

    É tanto ladrão…
    É tanto ladrão…
    É tanto ladrão…
    É tanto ladrão…
    É tanto ladrão…
    Metendo a mão na nação…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s