Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

É natal! E daí?

11 Comentários

Daí que poucos se lembram do aniversariante. Por que se comemora o Natal? É dia de celebrar a chegada de um Menino verdadeiramente outsider. Nasceu numa estrebaria. As profecias sobre seu nascimento deflagraram o ódio de Herodes, que matou todos os infantes do sexo masculino para evitar concorrência. Cresceu em graça e sabedoria, discutiu com doutores no Templo. Sua mãe sabia que Ele era especial. Mesmo assim, admoestou-a de que não era ainda “a Sua hora” quando Ela pediu que ele socorresse a imprudência dos anfitriões no casamento em Caná.

Arrumou amigos que não seriam os melhores, para a tradicional família hebraica. Deixou que mulher considerada pária se aproximasse Dele. Não permitiu que apedrejassem a adúltera. Não se opôs a que Seus pés fossem perfumados por uma irmã, enquanto a outra cuidava dos afazeres da casa. Foi à casa de um coletor de impostos. Expulsou os vendilhões do Templo.

Chorou quando Seu amigo Lázaro morreu. Mas ressuscitou-o, assim como à filha de Jairo. Curou cegos. Multiplicou os pães. Não escreveu tratados. Contava estórias curtas. Mostrou que o homem vale por suas atitudes, seus gestos, seu comportamento, não pela etnia ou pela riqueza.

Teve a coragem de afirmar que nem sempre aquele que diz “Senhor! Senhor!” é quem vai se salvar. Chamou os fariseus de “sepulcros caiados”. Enxergava a podridão humana. Não fez sucesso em Sua terra. Era ali desprezado: “Não é este o filho do carpinteiro?”. Ninguém é profeta em sua cidade.

Hoje, se Ele voltasse estaria novamente com os párias. Conviveria com os moradores de rua. Com os aidéticos. Entenderia o problema das minorias. Não se indignaria com as rupturas paradigmáticas que chocam os atuais “sepulcros caiados”. Não seria recebido pelas cúpulas.

Deixou um mandamento de quase impossível observância: amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as forças, com todo o coração. E amar ao próximo como a gente ama a si mesmo. Quem consegue isso?

Se ao menos conseguíssemos respeitar o próximo, enxergar sua dignidade, estaríamos a caminho de nos aproximar de Jesus Cristo. Mas a era do egoísmo exacerbado, do consumismo, do materialismo, nos deixa a todos bem distanciados Daquele que empresta Seu nome à nossa civilização. Somos mesmo uma civilização digna de ser chamada CRISTÃ?

JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

11 pensamentos sobre “É natal! E daí?

  1. Presidente Renato Nalini, primeiramente, Feliz Natal. Quanto ao seu artigo, lamento exatamente o egoísmo exacerbado das cúpulas dos poderes, cúpulas que, com a forma que administram, influenciam a vida de centenas de milhares de pessoas (incluindo crianças, idosos e pessoas doentes). As cúpulas dos poderes lembram muitas vezes Herodes, pois, se Herodes matou literalmente os infantes, as cúpulas dos poderes também matam indiretamente muitos infantes quando não usam seu poder para demonstrar que devemos amar ao próximo como a gente ama a si mesmo. Outra característica marcante do aniversariante de hoje é a de que Ele vivenciava o que pregava, o que infelizmente não é a característica mais comum das cúpulas dos poderes, pois seus discursos são animadores, mas, no dia a dia, não vemos nada ou quase nada que esteja de acordo com esses discursos animadores. Que Jesus ilumine nossos líderes para que eles se conscientizem da grande responsabilidade que têm na construção de um mundo Cristão.

  2. simplesmente … muito obrigada !!!

  3. Caro amigo, amar é, de fato, quase impossível, não fosse por Jesus Cristo que nos ensinou através da Sua prática. E é porque não O conhecemos, não O compreendemos, não O aceitamos e não O amamos que não O vemos no próximo e em nós mesmo. Apesar disso, sempre vale a pena tentar procurá-Lo no próximo, ser perseverante na busca e e confiante no resultado porque nunca estamos sós, Ele é a Verdade, o Caminho e a Vida!

  4. Dignos de Cristä seria sim se as autoridades permitidas pelo Própio Criador e sim pelo aniversáriante que é o que está sentado a direita do Eterno o qual para aliviar dor própria se fez carne vindo das alturas e sacrificouse por nós e quem acreditar ser´s salvo e ao que nao acreditar no seu próprio tetemunho que é Jesus Cristo este sim receberá permanentemente só a ira de Deus o Criador.

    Os conhecedores da palavra e da lei do evangélio e das lei terrenas e juridicas e etc deveriam por em prática este ensinamento pois poderiam podem e nao faz porque nao dá ibope e fica muito próximo ao caos por conta da igualdade a que o evangélio nos torna.

  5. Deixou um mandamento de quase impossível observância: amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as forças, com todo o coração. E amar ao próximo como a gente ama a si mesmo. Quem consegue isso?

    Resposta.SE faz em 3 segundos . Mesmo em estando em uma guilhotina. vou explicar lentamente. 1.vc estando na guilhotina representa coisas o seu amor a Deus sobre todas as coisas neste caso é bom né entao vc já fez 1ponto. obs.o mundo é 1 guilhotina o tempo todo. 2.com todas as forças! estando preso a guilhotina que força fisica poderá fazer ai sim vem a força divina a que nos foi dada esta escapa entao já 2 pontos feitos e foram ao Criador. 3.com todo o coração, vou melhorar de toda tua alma todo seu entendimento . Na realidade estes estao antes de sobre todas as coisas entao sao 3pontos. 4. E amar ao próximo como a gente ama a si mesmo. imagine vc na guilhotina sózinho e sem ninguem e o unico que pode ver é carrasco ou guilhotineiro o da corda este é o unico que tem que amar como se fosse voce mesmo e pronto vc fez em 3 segundos.

    conclusao temos muito mais que 3 segundos e nunca fazemos o que foi pedido em condiçoes de graça permanente por falta das autoridades divulgarem com muita seriedade e compromisso e com amor desde a tempos atras deveriam levar este mandamento reduzido a sério pois o Nosso Criador o escreveu Jesus o reduzio e mesmo assim as autoridades postas aqui nao levao a sério o que poderiam melhorar e muito só com este tema de grande importancia e de obra escrita por JEOVA e testemunhada por JESUS CRISTO e de completo entendimento do aqui agora e vida eterna.

    Por favor NALINE responda-me se puder!

    Em 27 de dezembro de 2014 07:24, Pedro Kirstus escreveu:

    > Dignos de Cristä seria sim se as autoridades permitidas pelo Própio > Criador e sim pelo aniversáriante que é o que está sentado a direita do > Eterno o qual para aliviar dor própria se fez carne vindo das alturas e > sacrificouse por nós e quem acreditar ser´s salvo e ao que nao acreditar no > seu próprio tetemunho que é Jesus Cristo este sim receberá permanentemente > só a ira de Deus o Criador. > > Os conhecedores da palavra e da lei do evangélio e das lei terrenas e > juridicas e etc deveriam por em prática este ensinamento pois poderiam > podem e nao faz porque nao dá ibope e fica muito próximo ao caos por conta > da igualdade a que o evangélio nos torna. > > Em 25 de dezembro de 2014 17:41, Blog do Renato Nalini <

  6. É Amar a Deus o Criador aqui pra nós Biblicamente com nome de Jeova , Amar a Deus de sua alma de todo seu coraçao e de todo entendimento acima de qualquer coisa. resumo este si cumprido ja consigamos salvar em nós o acima descrito que é. ALMA CORAÇAO MENTE.

    O próximo como a ti mesmo ainda bem que tinha 1 pelo menos o carrasco mascarado , se voce amar o próximo como a ti mesmo voce praticamente se transporta a pessoa e ai voce mesmo decide o que fazer ou nao fazer.

    Devo admitir que só se consegue fazer o resumo do mandamento + ou _ assim. Sabendo que o mundo está na mao e poder do maligno feito por Deus e em rebeldia por trono antes aqui e nas alturas ficou pra ser condenado em seu tempo aqui com nós ésta é a pior parte ele no mundo e DEUS no controle de tudo mas mesmo assim deixou aqui o mal entao estamos entre o mal que domina e quer levar muitos com ele e tambem temos o melhor que é JESUS nosso Salvador e ainda por tudo isso vivemos a GRAÇA da bondade e misericórdia de DEUS. Entao nao tem como cumprir o resumo do mandamento sem passar tambem pelo próprio mal ou seja amar o proximo como a ti mesmo significa que voce estando com o poder de DEUS terá que tranferir no próprio mal o próprio poder de DEUS que é a palavra isto porque o mundo jas na mao do maligno e como praticamente estamos no mundo e com permissao de Deus tanto para o Maligno pai da mentira só veio pra matar roubar e já esta condenado mas ainda nao foi e esta no dominio principalmente das autoridades e etc entao AMAR o próximo significa o seu amor de onde esta atravessa o campo da maldade e atinge o verdadeiro próximo nosso irmao quando se faz isto voce o liberta do mal porque o mal nao aguenta o poder de DEUS que é a palavra. Entao é assim o resumo do mandamento é algo tao inteligentissimo que ninguem percebe que é praticamente a unica coisa realmente boa. Pois voce no mandamento o tempo todo é exatamente Deus pra sempre isto foi dado pra nós nao pro mal .

    Renato fico adimirado do sr nao saber exatamente sobre isto.

    Mas a Biblia nos ensina que Deus da o poder o segredo a que ele quizer.

    Nao só voce Renato mas muita gente nao sabe disto que o SR Jesus me instruiu a passalo a ti este rico conhecimento e que deve ser e será ao contrário do que voce disse . ´`Deixou um mandamento de quase impossível observância“PRA SER A ESCRITA MAIS NOTAVEL MAIS CINSERA MAIS LINDA MAIS HUMILDE QUE JAMAIS ALGUEM FEZ E SIM O PRÓPRIO DEUS ALEM DE FAZERNOS IGUAL A ELE PASSAR POR TUDO QUE ELE PASSOU DAR O PRÓPRIO FILHO EM SACRIFICIO POR NÓS POR TERMOS OBSERVADOS AOS DEZ MANDAMENTOS QUE TUDO SIGNIFICA SABE OQUE QUE QUANDO SE FAZ O MANDAMENTO É MESMO ESTAR CO ELE E ELE SÓ QUIZ DIZER ASSIM DEIXA EU O TERNO VIVER EM VOCE COMO PODE A HUMANIDADE NAO ENTENDER ISTO COMO PODE 1 DEUS TODO PODEROSO QUERER VIVER EM CADA 1 DE NÓS ISTO É SEM EXPLICAÇAO E AINDA ELE DEU 1 ORDEM PRA ISTO NINGUEM O FEZ E ENCAMINHOU JESUS E MESMO ASSIM VEIO PRA CUMPRIR A PALAVRA NOS SALVOU NOS LIBERTOU E QUEM ACREDITAR NELE SAI DA IRA DE DEUS.

    ABRAÇO RENATO Mande alguma mensagem

    Em 27 de dezembro de 2014 08:34, Pedro Kirstus escreveu:

    > Deixou um mandamento de quase impossível observância: amar a Deus sobre > todas as coisas, com todas as forças, com todo o coração. E amar ao próximo > como a gente ama a si mesmo. Quem consegue isso? > > Resposta.SE faz em 3 segundos . Mesmo em estando em uma guilhotina. vou > explicar lentamente. > 1.vc estando na guilhotina representa coisas o seu amor a Deus sobre > todas as coisas neste caso é bom né entao vc já fez 1ponto. obs.o mundo é 1 > guilhotina o tempo todo. > 2.com todas as forças! estando preso a guilhotina que força fisica poderá > fazer ai sim vem a força divina a que nos foi dada esta escapa entao já 2 > pontos feitos e foram ao Criador. > 3.com todo o coração, vou melhorar de toda tua alma todo seu entendimento > . Na realidade estes estao antes de sobre todas as coisas entao sao 3pontos. > 4. E amar ao próximo como a gente ama a si mesmo. imagine vc na guilhotina > sózinho e sem ninguem e o unico que pode ver é carrasco ou guilhotineiro o > da corda este é o unico que tem que amar como se fosse voce mesmo e pronto > vc fez em 3 segundos. > > conclusao temos muito mais que 3 segundos e nunca fazemos o que foi pedido > em condiçoes de graça permanente por falta das autoridades divulgarem com > muita seriedade e compromisso e com amor desde a tempos atras deveriam > levar este mandamento reduzido a sério pois o Nosso Criador o escreveu > Jesus o reduzio e mesmo assim as autoridades postas aqui nao levao a sério > o que poderiam melhorar e muito só com este tema de grande importancia e de > obra escrita por JEOVA e testemunhada por JESUS CRISTO e de completo > entendimento do aqui agora e vida eterna. > > Por favor NALINE responda-me se puder! > > Em 27 de dezembro de 2014 07:24, Pedro Kirstus > escreveu: > > Dignos de Cristä seria sim se as autoridades permitidas pelo Própio >> Criador e sim pelo aniversáriante que é o que está sentado a direita do >> Eterno o qual para aliviar dor própria se fez carne vindo das alturas e >> sacrificouse por nós e quem acreditar ser´s salvo e ao que nao acreditar no >> seu próprio tetemunho que é Jesus Cristo este sim receberá permanentemente >> só a ira de Deus o Criador. >> >> Os conhecedores da palavra e da lei do evangélio e das lei terrenas e >> juridicas e etc deveriam por em prática este ensinamento pois poderiam >> podem e nao faz porque nao dá ibope e fica muito próximo ao caos por conta >> da igualdade a que o evangélio nos torna. >> >> Em 25 de dezembro de 2014 17:41, Blog do Renato Nalini <

  7. Querido Presidente, gostei muito quando citou que Jesus Cristo voltará convivendo com o que chamam de minorias ou párias da sociedade.

    Uma sociedade, onde passado mais de dois mil anos, ainda não aprendeu que somos todos diferentes. Continuamos sendo, ou elite e o resto como se gente fosse resto e, hoje em dia, políticos usam os pobres para se manterem no poder incitando-os a odiar seus irmãos por diferenças financeiras, étnicas, sexualidade e por aí vai.

    Penso que está próximo de se cumprir todas as profecias feitas por Jesus, ou seja, Ele terá que voltar e ensinar novamente o que é o verdadeiro amor e uma vida onde todos seremos irmãos e queiramos o bem do próximo como a nós mesmos.

    Infelizmente as religiões pouco ajudam ou até atrapalham na verdadeira ideia de Jesus na terra.

    Elas retratam e até exaltam tudo que há de ruim na sociedade em uma espécie de decidir quem vai para o céu ou para o inferno, desde que você seja aceito dentro de preceitos escolhidos e traduzidos por padres ou pastores, de uma forma persistentemente suburbana.

    Não incentivam a pessoa a ser correta nem gentil com os outros, ensinam apenas a serem certas segundo suas visões nem sempre coincidem com o amor de cristo.

    Um super abraço. Feliz o Ano Todo.

  8. Meu caríssimo Renato.
    Mais uma vez, parabéns por mais esse maravilhoso artigo.
    Quiçá as futuras gerações poderão Entendê-lo mais e melhor.
    Um maravilhoso ano novo à você, e a toda sua família.
    Um fraternal abraço.
    Toninho Miguel.

  9. Prezado Dr Renato, é com muita alegria que leio seu artigo falando de Jesus Cristo e principalmente de seu amor pelos homens e sua mosericórdia com os necessitados. Infelizmente o mundo hoje com este grande egoísmo e relativismo tirou o lugar do amor ao próximo e colocou somente o amor a si mesmo e as coisas. Como o senhor bem destacou, ninguém mais se lembra da razão por celebra o Natal. Fico contente em ler isto de uma pessoa com poder de decisão, que seja um exemplo. Obrigado e que Deus o abençoe!
    Eduardo Fonseca

  10. Não há cristãos sobre a terra, más eternos aprendizes.
    Se nos dermos o respeito, respeitaremos a todos inclusive os próximos.
    Já amar a Deus sobre todas as coisas…..ao próximo como a ti mesmo….., 2000 anos de aprendizado não foi suficiente!

  11. Que lindo! No lazer de um feriado, aproveitando para ler as postagens antigas.

    Mais um aniversário de Jesus se aproxima, e pouco das lições deixadas por Ele, presenciamos em nosso dia a dia! Uma pena! Sobretudo a nós que tanto reclamamos pelo melhor, mas pouco contribuímos sempre…

    E o que fazer? Tenho como missão dormir um pouquinho melhor do que acordei, ou ao menos, não acordar pior do que dormi. rs. Somos eternos aprendizes na escola da vida! Importante essa consciência e o perseverar rumo ao melhor, ainda que em passos lentos… Mas sempre à frente!

    Um bom começo também seria lembrar do aniversariante no Natal. Já penso que “lokô” seria se todos fizessem tal festa realmente a Ele? Conheço muito que mal se lembram do motivo de tal reunião. Chamam a festa de Natal e ponto. rs. O Papa comentou sobre isso esses dias. Tem papai noel, presentes, mesas farta etc. Tem de tudo, mas por vezes, esquecem de convidar o aniversariante. Mas sempre há tempo de sermos melhores. Eu tenho fé! 🙏

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s