Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Os novos rumos do virtual

1 comentário

O TJSP deu passos gigantescos no mergulho irreversível rumo à informatização integral da Justiça. Até final de 2015, não entrará mais papel no Judiciário paulista. Isso representa um novo patamar na prestação dos serviços de resolução dos conflitos. Há uma luz, ainda tênue, a sinalizar que não precisaremos guardar processos findos, pois os milhões de autos físicos deixarão de ser formados.

Tudo estará guardado na “cloud“, a nuvem com as informações que são a matéria-prima da Justiça. Com a segurança possível. Mas existe segurança absoluta? O essencial é termos em conta o cotejo de custo/benefício para fazer as melhores opções. Prosseguindo na sua senda de abertura à modernização e à inovação, tudo em conjunto com uma transparência que nunca existiu e o chamamento da sociedade que remunera o sistema para participar, efetivamente, o Tribunal de Justiça de São Paulo adota outras corajosas medidas.

Mediante a eficientíssima colaboração da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica, o TJSP vai proceder a um brainstorm para discutir as opções até o momento feitas na área da informática. Ouvirá todos os envolvidos para a avaliação do que se fez, dos caminhos tomados e elaborará o projeto para o futuro próximo e remoto.

Também ouvirá especialistas de todo o mundo, pois a área da informática/eletrônica é o universo da obsolescência. Comparará as opções da Justiça Paulista com outras de instituições análogas ou não e procurará investir na formação de pessoal especializado, pois a Justiça nunca será a mesma.

No mar de lama em que se envolve o Brasil, é prenúncio de otimismo saber que um ambiente conservador e cobrado como a Justiça tem ânimo para perfilhar novas trilhas, com audácia, coragem e confiança no amanhã.

Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 23/04/2015
JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Um pensamento sobre “Os novos rumos do virtual

  1. Parabéns Presidente José Renato Nalini pela coragem e determinação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s