Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Luiz Edson Fachin

5 Comentários

Conheci Fachin quando com ele integrei uma Comissão formada pelo primeiro titular da recém criada Secretaria da Reforma do Judiciário, o jurista Sérgio Rabello Tamm Renault. Ele convidou Fachin, Luis Roberto Barroso, Aristides Junqueira Alvarenga e eu para o auxiliarmos a discutir a proposta que se converteu na Emenda Constitucional 45/2004, a segunda parte da Reforma do Judiciário.

À época, eu estava no Tribunal de Alçada Criminal, saudosa corte da qual fui Vice-Presidente e Presidente. Como Sérgio Renault e eu estávamos em São Paulo e os outros em Curitiba, Rio e Brasília, preferíamos fazer a maior parte das reuniões aqui e no TACRIM. Luiz Edson Fachin veio muitas vezes a São Paulo e participou ativamente dos trabalhos. Aprendi a admirar Fachin. Sereno, prudente, sensato e profundo. Sua erudição não é pedante. É um homem simples. Transmite tranquilidade. Suas ideias eram ponderadas, prenhes de bom senso.

Foi bom trabalhar com ele e, evidentemente, com os demais. Acredito que fizemos algo para melhorar o sistema Justiça. Àquela época, ele já integrava a bolsa de apostas para o STF. E nunca houve estranhamento nisso. Ninguém conseguia e nem consegue oferecer ressalvas ao seu conhecimento. Sua produção doutrinária e científica é imensa. Seu currículo lattes é de fazer inveja. Nunca se recusou a participar de cursos, congressos, debates. E consegue aliar à produção acadêmica a partilha de sua experiência com inúmeros jovens aos quais orienta, aconselha, encaminha.

Um nome como o de Luiz Edson Fachin apenas acrescenta prestígio e respeito ao Supremo Tribunal Federal. Honra que todos almejam, muitos chegam a recusar, mas que é reservada a pouquíssimos. Quando se procura semear de obstáculos uma caminhada que agora chega à sua etapa final, depois de várias décadas, não se encontra argumento consistente para impedir que o STF receba o jurista de notório saber e de reputação ilibada, requisitos que Fachin preenche à saciedade.

Tudo vai passar, como tudo passa. E Fachin deve se preparar e se precaver para uma consequência da nomeação: como enfrentar a multiplicação de homenagens, a prolífica concessão de medalhas, títulos e honrarias destinadas a quem exerce o poder nesta República? Bem-vindo à Suprema Corte, Ministro Luiz Edson Fachin.

JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Luiz-Edson-Fachin13-1170x687

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

5 pensamentos sobre “Luiz Edson Fachin

  1. Parabéns Ilustríssimo Desembargador Jose Renato Nalini , receba meu profundo respeito e consideração;

  2. Basta que demos valor às verdadeiras honrarias da profissão. Os títulos podem ser recebidos por representantes e porta-vozes. Humildade sem precedentes. Sucesso aos mestres. Tenho certeza que fez jus aos nomes.

  3. Fazem.

  4. Senado chancelou o era liquido e certo, a aprovação do indicado, resta saber se o novo ministro de curriculum que deveria ser a base dos cargos de relevância de nossa República, não se vergue às convicções partidárias.
    O tempo nos mostrará se os comentaristas políticos e os jornalistas de curriculum semelhante estavam certos.

  5. Não tenho uma opinião formada sobre o novo Ministro do STF, Luiz Edson Fachin, apenas opiniões totalmente diferentes de gente tão gabaritada quanto o Senhor, que o elogia, ouvi de pessoas tão gabaritadas quanto, como industriais famosos, advogados e até políticos, ou o elogiam, ou o desabonam totalmente. Já ouvi que ele é extremamente de bom senso, como também muito radical contra a liberdade. Muito intervencionista, avesso à propriedade privada e autoritário. E não age como um juiz, mas, sim, toma partido. Se ele toma partido não poderia ser ministro, mas espero, francamente, que seja este que o Senhor assim fala. Em breve teremos oportunidade de vê-lo atuando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s