Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Suco de uva & amor

4 Comentários

Assisti a uma reportagem na TV, a divulgar os resultados de uma pesquisa levada a efeito na cidade de Veranópolis, no sul do País. Ali, pessoas que tomaram dois copos de suco de uva todos os dias, ao final de trinta dias estavam em condições físicas muito melhores do que no início do experimento.

A uva reduziu o colesterol ruim e aumentou o bom. Reduziu a pressão alta. Sem qualquer modificação no regime alimentar, todos perderam circunferência abdominal. Os médicos responsáveis constataram a verdade quanto a duas idades: a cronológica e a arterial. Esta, no caso, sempre inferior à correspondente ao nascimento.

O consumo de vinho tinto mostrou-se também saudável. Ao menos para quem não abusa da bebida alcoólica. Todavia, um componente essencial para que tudo dê certo é o espírito da pessoa. Quem faz aquilo que gosta vive mais. Nossa era é pródiga em multiplicar os males d‘alma. Há muita gente deprimida, estressada e estafada. E quantos aqueles que, enfermos da mente, não querem aceitar a verdade. Para eles, o problema está nos outros.

Não se preocupar demais e ficar alegre é uma receita que só tem um custo: domesticar esse animal inquieto que é a mente. Shawn Achor, psicólogo em Harvard, propõe um treino do cérebro para pensar positivo. Quem consegue enxergar a metade cheia de um copo é 31% mais produtivo do que aquele que só vê a metade vazia. É recomendável um exercício de meditação e o hábito de anotar três coisas pelas quais devemos agradecer à vida ou aos céus.

Outro ingrediente mágico é o amor. As professoras Sigal Barsade e Mandy O‘Neill entrevistaram nos EUA 3201 funcionários de sete indústrias e apuraram que em lugares onde se mostra afeição e compaixão existe maior empenho no trabalho. O iOpener Institute pesquisa desde 2005 a felicidade no serviço. Dentre os 9 mil trabalhadores ouvidos, os que assumiram ser mais felizes pedem dez vezes menos licença por doença e esperam permanecer quatro vezes mais tempo no emprego.

Depende apenas de nós mesmos a construção de um ambiente agradável, onde as pessoas se enxerguem como amigos, não como companheiros de infortúnio. E pelo visto, amor e suco de uva, não fazem mal a ninguém!

JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

4 pensamentos sobre “Suco de uva & amor

  1. Já lhe indico um excelente vinho e suco de vinho, vindo da cidade de Farroupilha RS.. Vinícola DeCesaro !! Conheci a vinícola, durante uma viagem de férias, sendo os donos muito, mas muito mesmo, amáveis e gostam do que fazem – tudo a ver com este texto acima.

    Eles não tem site na internet, mas já estou providenciando isso !!

    Abração.

  2. Sr. Presidente. Pude vivenciar na infância a lida com as uvas, da preparação do solo, da construção das parreiras, da escolha das variedades, da enxertia, da poda, da amarração dos brotos, da capina, da aplicação imperdoável de pesticidas mas compreensível naqueles tempos; da colheita, do encaixotamento., dos atravessadores que compravam a safra etc.
    Pude sentir e presenciar todo o sofrimento, dentre eles o de um incêndio em um sítio de meus bisa-vos e também de uma chuva de granizo na véspera da colheita no sítio de meus avós.
    E finalmente do preparo do vinho, apenas para consumo das famílias que vindas da Itália em 1888, que dedicaram suas vidas a esta magnífica fruta a UVA e certamente com muito amor.
    Brindemos, com vinho, ou com suco de uva aos Egípcios, Gregos e Romanos que já dominavam as técnicas da viticultura e enologia, transmitidas aos nossos ancestrais que nos enchem de orgulho!

  3. Lemos a matéria do Jornal Estadao. Parabéns pela atitude!

  4. Amei Doutor Nalini! E sim, verdade a respeito do suco de uva, eu posso testemunhar.

    Meu pai teve um probleminha de saúde, que me fez revira-lo no avesso, e tentar prevenir/cuidar dele a partir de então. Além da pressão alta, descobrimos o colesterol e ácido úrico. Lendo sobre uma boa dieta para tais diagnósticos, inclui no café da manhã dele o suco de uva. Refeições com atum ou salmão grelhados. E hoje está novinho em folha! rs.

    Sua personalidade ajuda! É um ser otimista! Nunca lhe vi deprimido por conta de nenhuma frustração. Até cansado (trabalha demais) é um ser ativo. Por vezes vou em uma festa, e sento. Ele, vixi! Na pista até o final do evento. Tem bom humor. Disposição e muito carisma que o ajuda a viver saudável e feliz. Casou de novo faz um ano e, brinco que só minha madrasta mesmo com seus 25 anos, para ter o pique e animação festeira de pai. Com a idade da filha, já se cansaria. Que dirá a dele. rs.

    Hoje ele está bem, mas me assustei demais com a máquina corpo, que pifou lá atrás. E como aguentaria? Nordestino, quer cultivar seus hábitos alimentares à risca, e desde de o café da manha até o jantar, vivia de muita fartura alimentar! Amo os quitutes de minhas raízes, mas vou devagar… E Hj, ele aprendeu… rs.

    Quanto ao amor, puxa vida… Nem precisa de estudo. Certeza dos seus benefícios. Tudo que o mundo precisa! E como é bom recebê-lo! Dar então… ainda mais gratificante! Me realizo dentro do meu nada, eu me acho!

    Mas é isso: um copo de suco de uva, e um galão de 20 litros de amor ao dia, fará toda diferença. Para mim um suco light e amor sem restrições!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s