Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Cidadão: diga presente

2 Comentários

O mundo atual não pode prescindir da participação de todos na discussão de problemas que, indistintamente, afetam a todos. Não há mais condição de se isolar e fazer de conta que nada acontece. Quem não estiver atento ao que acontece em sua volta poderá ser levado pelo redemoinho das mudanças e perder completamente o rumo.

Promissor, diante dessa constatação, o convite que o governo do Estado de São Paulo fez estes dias, usando a mídia para convocar a cidadania a inovar nos serviços públicos destinados a servi-la. O anúncio #pitchgovsp pede a ajuda para prestar serviços públicos inovadores. “Se você tem uma sartup (MEI, EI, ME ou EPP) e ideias na cabeça, acesse o site e conheça o PitchGovSP”.

O propósito é receber projetos para melhorar os serviços públicos em educação, saúde ou outras soluções inovadoras que facilitem a vida do cidadão, seja por meio de um aplicativo de celular, seja por mudanças em processos de governo.
As inscrições já estão abertas e vão até 18 de outubro. Basta acessar http://www.pitchgov.sp.gov.br. E o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, nesta gestão, também solicitou a todos – público interno e público externo – colaboração para a proposta de boas ideias. O mundo cada vez mais judicializado precisa de criatividade para fazer face à demanda por Justiça. Como tornar viável a ideia de conciliação, de pacificação, de negociação que evite ou ponha fim aos intermináveis processos judiciais?

Estamos caminhando rumo à saudável utilização das redes sociais para alcançar os objetivos globais da humanidade. Na mesma linha, propõe-se o acesso universal à internet a todas as pessoas, pois ela tem função primordial no combate à injustiça, no compartilhamento de novas ideias e no auxílio a empreendedores na geração de empregos. Por enquanto, metade das pessoas está privada de acessá-la, principalmente mulheres e meninas. Vamos responder presente e prestigiar, tanto a iniciativa de SP, como a do grupo que luta pela disseminação do uso da internet. Basta conectar #connecttheworld #objetivosglobais e dar seu apoio a http://www.one.org/connecttheworld.

JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

2 pensamentos sobre “Cidadão: diga presente

  1. A iniciativa do Governo é bem interessante! Tinha lido algo e buscado maiores informações no site para melhor entender se o projeto, tem de ser algo sofisticado, ou uma ideia relevante com um direcionamento simples, mas de resultado, seria contributivo. As inscrições irão até o dia 17/11. Saiu 18 de outubro aqui. Corrigindo aos interessados.

  2. Realmente, Presidente Nalini, é hora de atenção e presença. Parabéns pelo artigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s