Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Última semana

4 Comentários

De repente, não mais que de repente, chega a última semana de Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O recesso judiciário tem início no dia 20 de dezembro de cada ano. Em 2015, dia 20 é um domingo. Portanto, o último dia útil do Poder Judiciário Paulista é sexta-feira, dia 18. Exatamente amanhã.

Outro dia mesmo aguardava, ansioso, o resultado das apurações para os cargos de direção e cúpula do TJSP. Era 4 de dezembro de 2013 e fiquei emocionado, sem palavras, quando 238 meus colegas desembargadores me fizeram suceder a Ivan Ricardo Garisio Sartori.

Dois anos passaram sem sentir. Tantos sonhos, tantos projetos, tantas intenções. Contei com a colaboração de muitos. É impossível identificar, sem um exercício atento da memória, todos aqueles que ajudaram a administrar a Justiça bandeirante. O maior Tribunal de Justiça do mundo e, como seria natural, o mais complexo, aquele que oferece maiores desafios.

Sei que poderia ter feito mais. Porém a profunda reforma estrutural do sistema Justiça ainda não se fez. Modificar um equipamento em vias de completar seu sesquicentenário institucional – pois o Judiciário sempre existiu no Brasil, desde a descoberta lusa em 1500 – não é missão de que se possa desincumbir um Presidente, no curtíssimo espaço de dois anos.

Guardo a satisfação de ter dialogado com a sociedade, que tem o dever de repensar a Justiça. De ter pacificado o relacionamento com advogados e Ministério Público. Intensificado as parcerias, inúmeras e profícuas. De ter completado o ciclo da digitalização, encerrado em novembro, quando deu entrada o último processo em suporte papel no Judiciário paulista.

Inovamos com o “Cartório do Futuro”, com a “Unidade Remota de Processamento Digital”, com o “Teletrabalho”, com a exitosa experiência da “audiência de custódia”. Resgatamos a memória histórica do Judiciário e trouxemos arte e cultura para o funcionalismo, que colaborou comigo e não fez greve.

Neste momento, ainda não sei o que me aguarda. Mas estou a sentir saudades do pessoal mais próximo, da rotina com surpresas, das viagens, dos contatos pessoais que, embora efêmeros, me marcaram profundamente. Deus lhes pague a todos! Vivenciei uma experiência memorável. Valeu a pena!..

JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

23134445251_6b86f6577e_k

Foto tirada em reinauguração do Salão Nobre “Ministro Costa Manso” Créditos: Antônio Carreta/TJSP

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

4 pensamentos sobre “Última semana

  1. Meus mais sinceros parabéns, caro mestre e amigo, por seu trabalho memorável! Muita luz para os próximos trabalhos, que certamente o aguardam.

  2. Mestre Nalini, parabéns pela exuberante gestão.

  3. Que pena que chegou ao fim de mais um ano, foco na esperança de um sucessor tão competente e humano. Deus lhe abençoe Renato, graça e paz da parte de Cristo.

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

  4. Doutor Nalini,
    Vossos atos de gestão foram sucedidos por vossa forma correta e personalíssima de ser.
    Sem retoques, no caminho do correto e do bem. Parabéns pela gestão, que deixa vossa forma de ser e agir. Livre e de bons costumes.
    EDSON JUNQUEIRA – FRANCA/SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s