Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Sou septuagenário!

14 Comentários

Completo hoje 70 anos. Nunca pensei chegar a esta idade nas minhas condições. Para quem, aos 18, considerava alguém com 30 defasado, como devo me sentir agora?

Confesso que não senti o tempo passar. A despeito de naturais deficiências físicas, do esquecimento atroz, o ânimo parece o mesmo. Não perdi a capacidade de sonhar.

Parece incrível que meus avós maternos tenham falecido antes dos setenta, assim como minha avó paterna. Só o “nono” alcançou os oitenta, assim como minha mãe. Meu pai partiu aos setenta e seis. Por sinal, morte abençoada a de meus pais. Não morreram em hospital, não passaram uma hora em UTI. Partiram repentinamente, o que é doloroso para quem fica, mas evidencia que Deus gostava muito deles.

Faço um retrospecto de vida e só tenho a agradecer à Providência. Deu-me pais maravilhosos. Ainda ouço minha mãe e seus conselhos ante situações como as ora enfrentadas. Tive professores que me forneceram todos os ingredientes para a edificação de um caráter reto. Berço e escola me incutiram a contínua busca pela ética e pelo crescimento interior.

Recebi muito mais do que mereço. Pessoas muito qualificadas me inspiraram, me orientaram, me aconselharam. Tive os que torceram contra. Mas isso é bom. Anima a prosseguir.

Fiz escolhas. Nem todas certas. Mas a Providência me acompanhou sempre. Tudo foi conduzido de maneira a acabar bem. Fui feliz em todas as fases de minha vida. Guardo as mais deliciosas recordações da juventude. Assumi responsabilidades e procurei dar conta delas. Sempre trabalhei. Graças ao tirocínio de minha mãe, ganhei máquina de escrever e curso de datilografia aos dez anos. Nunca deixei de datilografar e, em seguida, digitar. Há sessenta anos escrevo diariamente!

Fui muito apaixonado pelo Ministério Público e a Magistratura me seduziu em seguida. A esta tudo devo. Procurei servi-la com verdadeira devoção. Não detenho o monopólio da verdade, curvo-me à opinião alheia, mas tenho coragem para sustentar posturas nem sempre coincidentes com a maioria.

Guardo o conforto de não ter feito mal, de maneira voluntária, seja a quem for. Meu baú de ressentimentos não tem fundo. Peço um pouco mais de existência digna e, genuflexo, agradeço a Deus pela família e amigos escolhidos com que me proveu.

JOSÉ RENATO NALINI é presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2014/2015. E-mail: jrenatonalini@uol.com.br.

12299430724_e95737bd6a_k_A

Foto: Antônio Carreta / TJSP

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

14 pensamentos sobre “Sou septuagenário!

  1. Parabéns Nalini! Lembro do jovem promotor de justiça quando chegou em Ubatuba. Depois do magistrado que tive o prazer de ser seu escrevente de sala das audiências. Felicidade!!

  2. Parabéns e Feliz Aniversário, José Renato Nalini. Que o Espírito Santo derrame bênçãos na vida do Senhor. No demais, que texto magnífico. Uma excelente reflexão.

  3. Parabéns presidente que Deus o abençoe muita saúde e paz um abraço.

  4. Desembargador José Renato Nalini, não tecerei comentários acerca do homem Presidente do TJ/SP.
    Apenas lhe recordo, fizestes amigos e amigas fiéis.
    Portanto, leve consigo a rosa e cuide bem dela, porque tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativa

  5. Meu amigo !
    Tentei espelhar-me em ti , sempre . Fez-me falta na vida mais tempo contigo.
    Felizes os privilegiados . Saúde e espiritualidade te acompanhem .
    Sérgio Macedo

  6. Presidente, parabéns pelo grande menino e belo homem que ainda guardas dentro desse enorme coração! Se a forma física já não é de um adolescente, a força e a vontade de viver cada dia mais intenso é muito maior que qualquer coisa que já tenha feito! Viva cada dia intenso, como se não houvesse o amanhã!! Forte abraço do seu grande admirador!!

  7. Renato, belo e verdadeiro texto. Tornei-me também septuagenario em setembro e olhando para traz vejo que tenho uma vida abençoada e só tenho que agradecer a Deus as dádivas recebidas. Que tal curtirmos muito nossos netos ? Saude e Paz ! Oro

  8. Querido amigo Nalini completei setenta anos há dois anos; nessa fase da vida o tempo passa com muita rapidez; parece que foi ontem que alcancei o jubilaremos e seu lindo e belo texto retrata, com muita clareza e limpidez, tudo que se passou e experimentamos ao longo de nossa existência; nessa idade, meu dileto amigo Nalini, tornamo-nos mais sensíveis, amorosos e presentes em relação a tudo e a todos que nos cercam: esposa, filhos, netos e amigos e somos muito mais compreensivos com aqueles que nos contrariam e que não nos compreendem; mas o amor e a bem querença que os anos vividos fizeram alojar-se em nossos corações permitem-nos agir com muita compreensão e a tudo encarar com bastante moderação e compreensão; estamos numa fase da vida em que todos os conhecimentos e experiências hauridos hão de ser transmitidos, com grande generosidade, àqueles que estão percorrendo a longa estrada de suas vidas terrenas; guardamos com doces recordações e lembranças os excelentes ensinamentos e conhecimentos transmitidos pelos nossos pais e que nos permitiram e propiciaram seguir pelos caminhos retos, certos e corretos de nossas vidas; ainda temos muito a fazer para tentar melhorar os passos daqueles que nos veem como seres humanos experientes e dotados de conhecimentos que podem colaborar para alcançarem um mundo mais justo, generoso e com muita paz e fraternidade, cumprindo em relação a todos tudo aquilo a que Deus nos destinou e distinguiu; forte abraço e beijos.

  9. Parabéns. Que continue sempre fazendo essas reflexões maravilhosas e lúcidas. Muitas felicidades.

  10. Parabéns, Dr. Nalini. Continuo a gostar muito de seus textos. A mim, eles espelham uma pessoa sensível, inteligente, sensata e, sobretudo, ética. Isso me faz acreditar que ainda há pessoas decentes neste nosso país. Obrigada por não deixar minha esperança fenecer. Se me permite, um grande e afetuoso abraço.

  11. Feliz Aniversário, DR. RENATO NALINI !
    Faço votos que este dia especial venha a repetir-se por muitos e longos anos de tua vida com Saúde, Paz, Amor e Felicidades !
    E que O SENHOR DEUS Nosso Pai possa fazer morada permanente em teu coração e para sempre estar presente na tua vida para te abençoar e te guardar !
    Um Grande e Forte Abraço Fraterno !.!.!.!.!.!.!.!.!.!

  12. Parabéns Dr. Nalini. Que Deus ilumine todos os dias de sua vida.

  13. Bela reflexão sobre o tempo, a idade, os caminhos e rumos pelos quais a vida vai nos conduzindo… Gostei muito das passagens da sua infância que compartilhou, no Carmelo de S. José, em Jundiaí, durante a missa de sétimo dia da irmã Maria Inês.
    A vida é o maior dom e presente que recebemos de Deus. Parabéns pelo septuagésimo aniversário! Rosanna Torelli Reis.

  14. Parabéns Dr. Nalini postei hoje uma mensagem sobre nossos Pes.Salvatorianos em Jundiai.Se puder me enviar um comentário depois de le-lo agradeceria. Fui e sempre serei um seminarista salvatoriano. Laudetur Jesus Christus.Ezio P.Campos ,SDS no.80.Feliz Ano Novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s