Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Escrevendo o futuro

Deixe um comentário

Pela quinta vez, um grupo de entidades interessadas em aprimorar a educação brasileira realizam a Olimpíada de Língua Portuguesa. O nome desse evento que já conquistou apaixonados partícipes é “Escrevendo o Futuro”. O futuro do Brasil depende, inteiramente, da proficiência de nossas crianças e jovens escreverem de maneira escorreita.

A língua portuguesa, dizia Fernando Pessoa, é a minha Pátria. Ela é que distingue o filhote humano dos demais filhotes e crias da raça animal. O interesse de todo brasileiro que anseia por um porvir compatível com os nossos sonhos, é fazer com que a criança, desde a mais tenra idade, se habitue com a oralidade. Ouça estórias e conte estórias. E, depois, que escreva estórias.

O tema deste ano é “do lugar de cada um, o saber de todos nós”. Cada criança, cada jovem, cada adulto, possui condições de registrar em páginas escritas as suas lembranças, as suas impressões, suas sensações e o seu sentimento em relação ao lugar em que habita, ou onde nasceu, ou aquele espaço que deixou recordações.

Uma Olimpíada é um evento carregado de simbolismo que nos legou a herança grega. Nosso pensamento provém dessa época áurea da antiguidade, que alguns fixam como o século de Péricles. Esplendor da civilização, que hoje é replicada mais sob a forma de competições esportivas.

Uma Olimpíada de Língua Portuguesa é muito apropriada para despertar o sentimento comum de pertença a um privilegiado grupo capaz de se exprimir nesta desafiadora “Flor do Lácio, inculta e bela”, como a poesia caracterizou nosso idioma. É no exercício que nascem as vocações e todas elas têm somente a ganhar se alicerçadas no bom uso do vernáculo, na desenvoltura com que seres humanos de qualquer idade consigam se servir dessa mágica articulação de sons, depois tipificadas em sinais gráficos e portadores de ideias que primeiro transformam a nossa vida para, em seguida, mudar o mundo para melhor.
Participemos todos da quinta Olimpíada de Língua Portuguesa!

Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 03/03/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

 

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s