Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Treinar para o diálogo

2 Comentários

As pessoas andam muito irritadas. Ríspidas e pouco amigáveis. As discussões se desenvolvem num clima de animosidade, não se consegue obter que alguém ouça até o final uma argumentação. Menos ainda, obter um consenso.

Isso mostra quão árdua é a missão da escola. Escola serve para desenvolver potencialidades, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento dos atributos e talentos, até que o ser educando atinja a sua plenitude. Mais ainda, a escola serve para formar cidadãos. E o terceiro eixo inspirador da educação é qualificar para o trabalho.

Todas as três metas são relevantes. Mas no momento em que o Brasil enfrenta crise nunca dantes configurada em nossa História, é de singular interesse preparar pessoas aptas ao exercício do diálogo. Capacidade de ouvir, paciência, tolerância, compreensão. Atributos talvez mais importantes do que o acúmulo de informações. Estas jamais estiveram tão disponíveis, acessíveis a todos os que têm curiosidade intelectual e interesse genuíno em se apropriar do conhecimento.

Uma regra de ouro é aquela atribuída à era socrática: “conhece-te a ti mesmo!“. Há pessoas que chegam ao final da existência e não se conhecem de verdade. Explodem a qualquer estímulo, nem precisa ser provocação. Enxergam o mundo com ressentimento, destilam angústia e não conseguem ampliar o seu leque de relacionamentos.

A edificação de uma sociedade fraterna, justa e solidária é uma promessa do constituinte de 1988. Para alcançá-la, todos devem se debruçar sobre a missão mais relevante que se possa atribuir a uma criatura: semear bons sentimentos, cultivar o convívio saudável, levar a sério o supra-princípio norteador de todos os brasileiros e residentes no Brasil: a dignidade da pessoa humana.

Se todos os humanos merecem respeito como seres providos de ínsita dignidade, o diálogo é a única forma de relacionamento civilizado entre iguais. Não nos descuidemos disso.

Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 21/04/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

2 pensamentos sobre “Treinar para o diálogo

  1. Parabéns, Secretário, pela lição de civilidade.

  2. Boa tarde, Caríssimo Renato. Como já percebido sua inteligencia e sabedoria, ouso pedi uma ajuda ou dicas referentes a livros, jurisprudência, doutrinas, artigos (matérias), para minha monografia que irei tratar da reincidência ( Princípio non bis in idem), ficarei eternamente grata caso possa me orientar. Ótima tarde, que Deus o abençoe!

    Att,Graziele Jesus De Almeida “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” – Romanos 1.16 A cada dia eu te amo mais Jesus…isso me faz tão bem, atua presença é o que me basta. Date: Fri, 22 Apr 2016 00:32:02 +0000 To: grazijesus4ever@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s