Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Conhecer-se melhor

2 Comentários

A máxima socrática “Conhece-te a ti mesmo” continua a ser poderoso instrumento de obtenção do equilíbrio. É um dos eixos do conceito de inteligência emocional, hoje mais interessante de se abordar do que o superado índice do quociente de inteligência. E por que a inteligência emocional se torna tema sedutor para todos, mas essencial para os educadores? Porque ele interfere na saúde física. Administrar angústia e estresse é algo que se aprende ao se autoconhecer. A inteligência emocional controla nossas atitudes e perspectivas de vida. Alivia a ansiedade, evita a depressão. Favorece adoção de atitudes positivas, auxilia detectar perspectivas menos sombrias, tão frequentes nos períodos de crise.

Investir na inteligência emocional propicia relacionamentos mais saudáveis. Quantos desencontros surgem da dificuldade de adequada comunicação dos sentimentos? Aprenderemos a conhecer melhor as pessoas, compreender suas necessidades, sentimentos e reações do outro. Com isso edificaremos relacionamentos mais consistentes, duradouros e satisfatórios. Instrumento valioso na resolução de conflitos, a inteligência emocional permite discernir as emoções das pessoas e atuar com empatia ao reconhecer seus pontos de vista. Em lugar do estranhamento, a abertura ao entendimento. Tudo isso representa verdadeiro crescimento da personalidade, pois aumenta a autoconfiança, incrementa a capacidade de identificar problemas, relativizá-los e solucioná-los sem estimular ressentimentos.

O mundo não precisa de mais agressividade. A vida é muito curta para ser encarada com rancor. A diversidade emocional de pessoas ameaçadas pelas vicissitudes de um presente incerto, sofredoras por antecipação diante de um futuro sombrio, aparentemente perdidas diante da falência dos valores, reclama alguns líderes que consigam preservar a serenidade. Construir pontes de relacionamento, abrir janelas de compreensão, acolher com o abraço fraterno é tudo o que o mundo espera do que restou de lucidez.

Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 28/04/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

2 pensamentos sobre “Conhecer-se melhor

  1. Maravilhoso texto, concordo em grau, gênero e número. Bom final de semana Renato, Deus o abençoe.

    Att,Graziele Jesus De Almeida “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” – Romanos 1.16 A cada dia eu te amo mais Jesus…isso me faz tão bem, atua presença é o que me basta. Date: Thu, 28 Apr 2016 14:49:01 +0000 To: grazijesus4ever@hotmail.com

  2. Haverá para o cidadão bem maior do que conhecer-se a si mesmo? E fazê-lo considerando uma amplitude tal que mesmo com desvios de eixo central, dentro de padrões considerados normais pela sociedade aonde inserido, ainda consiga retornar ao próprio ponto de equilíbrio?
    Esta seria a inteligência emocional lógica, que podemos compreender quase que numericamente, mas como nós seres humanos sempre buscamos ampliar o autoconhecimento, o que fazer com aqueles sentimentos recém descobertos e que ainda com contornos por definir podem produzir sensações que distam do desejado?
    Para a mente que ainda não atingiu um padrão de conhecimento pleno, de si ou do mundo, concordando com a interpretação bastante humana do tema, creio ser melhor apostar numa Inteligência Emocional em permanente construção, rumo à liderança situacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s