Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

O que se sabe?

4 Comentários

No mundo das incertezas, há certezas incontestáveis. Uma delas a da relevância do professor. Carreira que persiste a despeito das dificuldades, mercê do verdadeiro heroísmo daqueles que se realizam ao transformar pessoas. O mestre é um artífice do futuro. Ele molda as crianças, fazendo com que elas explorem suas potencialidades e cresçam até à plenitude possível. Ao transformar as crianças, o professor transforma o mundo. A profissão professor é a mais prestigiada no Primeiro Mundo. Há uma disputa renhida pelas vagas na formação do Magistério. Um exemplo é a Finlândia, que descobriu há muito tempo que ser professor é a profissão do futuro. Pois o futuro depende apenas do conhecimento. E quem detém o conhecimento é o professor.

Mas é importante que o professor também se conscientize de que os tempos mudaram. E continuam a mudar, acelerada e permanentemente. Ele precisa mergulhar no fluxo de conversações para detectar o que a infância e a juventude melhor assimilam em nossos dias. Uma geração plugada, antenada às redes sociais, que já nasce com “chip“, necessita de uma atenção muito mais detida. O ensino já não pode ser a transmissão estática do conteúdo, mas é urgente fazer com que ele se conecte com a vida real. Daí pelo menos quatro eixos no ensino/aprendizado: aulas dinâmicas, com inovação, domínio de vários espaços ou dimensões e conexão com todos os conteúdos.

O presente reclama um ensino híbrido, mediante a resolução de problemas. Acabou-se a tranquilidade. A curiosidade é impulsiva, às vezes até agressiva. Há de se ter presente a urgência de se estabelecer diálogo proficiente entre mestre/aluno, mestre/família, mestre/sociedade, mestre/demais parceiros da educação. Os instrumentos de aprendizagem devem ser flexíveis e adaptáveis à mutação profunda com a qual nunca estivemos em contato tão direto como no nosso tempo. Mas é um tempo desafiador, estimulante e pródigo em surpresas, criatividade e empreendedorismo.

Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 26/05/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

4 pensamentos sobre “O que se sabe?

  1. Realmente, ilustre Secretário, o professor é a figural essencial. Sem a participação ativa dele o futuro claudica.

  2. Que sorte eu tive em ter bons professores, porque antes de mais nada eles me ensinaram a ensinar; Entretanto até porque eu vivi no período militar sei que exatamente estes são a exceção porque o professor “top” antes de ministrar sua aula se questiona como se fosse aluno, tendo na verdade varrido em pensamento todas as suas indagações e possíveis duvidas e assim a acoplagem é perfeita com a total transmissão da informação a menos claro, que o aluno não queira. E assim também o é (felizmente) nos livros ao contrário do professor autoridade, que ensina de uma maneira que ele mesmo não segue, com ruídos e de modo ineficiente dando-se a impressão que por vezes seria mais eficaz na presença remota do que a física
    .

  3. Da teoria à prática, ao docente o que lhe é de direito,
    a começar pelo respeito à carga horária necessária para
    o cumprimento de seus compromissos educacionais e
    uma alimentação correta e balanceada que lhe permita
    realimentar seus módulos neuronais propulsores e tradutores
    de toda a gama de conhecimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s