Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Ensinar a ler

5 Comentários

A mais importante dentre as missões educativas é a de ensinar a ler. Por isso é que o alfabetizador mereceria reconhecimento singular, distintivo e preferencial em relação às demais todas nobres funções docentes. É que ensinar a ler significa abrir as janelas d‘alma para a maravilha do universo.

Quem lê viaja sem pagar passagem, se transporta para o interior de outras mentes, se transforma e se aperfeiçoa de forma divertida, espontânea e gratuita. Além disso, a leitura completa a formação integral do ser humano. Atende aos objetivos da educação, direito de todos e dever do Estado e da família, a ser propiciado em colaboração com a sociedade.

Objetivos que são o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada pessoa, a formação para a cidadania e a qualificação para o trabalho. 53 mil estudantes que se submeteram ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, tiraram nota zero na prova de redação. Não sabem escrever. Qual o motivo? Não sabem ler. Ou não gostam de ler. Ou não foram estimulados a fazer da leitura o mais saudável hábito e o mais enriquecedor do nosso patrimônio pessoal.

Muitas pessoas já despertaram para isso. Em São Paulo, capital, a lei 16.333/2015 institui o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. A lei 14.999/2009 institui a Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura e a lei 14.477/2007 cria a Semana da leitura.

Há projetos de lei como o 547/2014, que cria o Programa Leitura nos ônibus, com espaço para livros dentro dos veículos, o 266/2014, que cria a Parada Cultural, com bibliotecas nos pontos de ônibus, o 279/2014, que amplia as atribuições da Biblioteca Mário de Andrade e o 517/2013, que institui o Programa Vale-Leitura aos profissionais de educação do Município.

Barueri promove todos os anos o dia da leitura, Lençóis Paulista é a cidade em que mais se lê no Estado de São Paulo, em Catanduva o projeto “Centopeia” incentiva os alunos da rede pública estadual a lerem ao menos 10 livros por ano. Mas todos podemos fazer mais para que a leitura se torne prazerosa, não obrigatória. Uma satisfação, uma alegria, um momento de crescimento prazeroso, não uma obrigação. Sem isso, não haverá futuro para o Brasil. É missão urgente, para a qual todos somos chamados.

Fonte: Jornal de Jundiaí | Data: 26/06/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

5 pensamentos sobre “Ensinar a ler

  1. Seus textos, nunca contém inverdades, querido Renato, mas infelizmente convivo com pessoas que vivem numa conformidades e usam a desculpa que lê causa dor nas vistas e na cabeça, não há o que fazer.Lamentável! Bom final de semana.Deus o abençoe.

    Att,Graziele Jesus De Almeida “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” – Romanos 1.16 A cada dia eu te amo mais Jesus…isso me faz tão bem, atua presença é o que me basta. Date: Fri, 1 Jul 2016 15:00:25 +0000 To: grazijesus4ever@hotmail.com

  2. Que texto maravilhoso………

  3. … o problema é que atualmente a escola não mais se ocupa com esta tradição.

  4. Queria acrescentar que quando abrimos nossas mentes em uma viagem de graça, as janelas de nossos sentimentos saem de nosso umbigo, onde a maior das vezes la estao, em zona de conforto, em agua parada, em limbo, e este universo que hora a alma expande eh dentro e fora, logo eh uma viagem pra dentro e pra fora. Eh sempre uma grande satisfaçao participar das reflexoes do Filosofo, Professor, Jose Renato Nalini. Att. FABalthazar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s