Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Caiu na rede

1 comentário

A educação é a mais valiosa e eficiente ferramenta de inclusão com que se pode contar. Ela é responsabilidade de todos e ninguém pode se escusar de não ser chamado a participar dos debates que procuram seu contínuo aperfeiçoamento. 

Em momentos críticos é que ideias criativas podem suprir a carência de recursos financeiros e mobilizar a boa vontade e a lucidez pátria para encontrar alternativas.

Um atalho importante para a inclusão é a educação física. Nada mais atraente e sedutor para a infância e a juventude, do que a utilização de todas as potencialidades de um corpo repleto de vigor e de esfuziante vitalidade, para canalizar essas energias rumo a um processo de crescimento integral. Corpo saudável é a estrutura imprescindível para uma consciência também sadia.

Manter infância e mocidade reclusas durante longos períodos em salas de aula que ainda conservam estruturas arcaicas e superadas de distribuição do espaço físico é missão a cada dia mais impossível. Por isso o papel que a atividade física precisa exercer e suprir as deficiências do processo educativo, de maneira a seduzir essa faixa etária para a relevância do contínuo aprendizado.

Além do diálogo permanente e presencial, entre professores do mesmo estabelecimento, é conveniente se servir de maneira adequada das redes sociais. Há milhares de oportunidades acessíveis para que os interessados perscrutem por múltiplos ambientes o que pode ser feito em termos de tornar atraente o ensino e de aproveitar a sedução natural da educação física para reconduzir o egresso, aquele que se evadiu da escola, de volta ao seio acolhedor da comunidade escolar.

Para quem ainda não se acostumou a essas “viagens virtuais”, há bons caminhos para iniciar uma jornada irreversível. Pense-se no Projeto “Diversa”, plataforma de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva. Tem motivado educadores, gestores de instituições de ensino, pais, pensadores e demais profissionais comprometidos com o tema. Pode ser acessado em www.diversa.org.br.

Outra boa dica é o Portal dos Professores do MEC, a disponibilizar recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. Há sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Acesso: portal.mec.gov.br/portal-do-professor.

 O Move Brasil é uma campanha aberta com o intuito de aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, e ainda capaz de melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. Disponível em www.movebrasil.org.br.

Para os mais interessados em esporte vinculado à educação, pois nada mais interessante para a juventude do que apropriar-se de uma modalidade esportiva, existe o Centro Esportivo Virtual, criado pelo Professor Laércio Elias Pereira, Doutor em Educação Física pela Unicamp e fundador dessa organização não governamental originada de sua Tese de Doutorado em Educação Física. O Centro congrega quase 50 mil participantes, 150 comunidades e dispõe de uma biblioteca de 50 mil documentos, entre revistas, livros, trabalhos de congresso, dissertações e teses, vídeos, legislação e outros. Consulte em www.cev.org.br.

E como estamos em época de Olimpíada, o Transforma – www.rio2016.com/educacao é o programa de educação que traz para dentro das escolas os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016. Além do acesso a diversos conteúdos didáticos, os profissionais podem participar dos cursos virtuais e dos treinamentos presenciais.

Enfim, as redes estão disponíveis para um projeto inclusivo consistente. Missão para a qual todo brasileiro consciente, lúcido e de boa vontade está sendo requisitado. E com urgência!

Fonte: Correio Popular | Data: 19/08/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Um pensamento sobre “Caiu na rede

  1. Verdade veemente. Parabéns Dr. Nalini.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s