Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Saudável iniciação política

2 Comentários

Os Grêmios Estudantis consti­tuem a alternativa mais eficiente de treinar a infância e a juventude para um convívio social saudável. As elei­ções propiciam a elaboração de metas e objetivos, o exercício da persuasão, a oportunidade de ouvir sugestões e de obter consensos.

Meu testemunho é modesto, mas pode sugerir alguma coisa. No Ginásio Divino Salvador, fui presi­dente do GEDIS, Grêmio Estudantil Divino Salvador e aprendi muito no trabalho comunitário, na cooperação, na obtenção de atenção por parte dos adultos.

Quando universitário, presidi a AUJ – Associação do Universitário Jundiaiense e foi outro belo apren­dizado. Disputei eleições no Dire­tório Acadêmico XVI de Abril, na PUC-Campinas e perdi, mas ganhei novamente em experiência.

Fui eleito membro da Apama­gis – Associação Paulista de Magis­trados em disputada eleição.

Fui o mais votado para o Conselho.

Por isso é que sou adepto dessa iniciação adequada. Agora, na Se­cretaria Estadual da Educação, esti­mulo todas as escolas a que levem a sério o ritual da eleição e deem voz ativa a seus Grêmios Estudan­tis. Tenho comparecido às posses e aos eventos que eles realizam. E fico feliz quando tenho a notícia de que o Grêmio “Força Jovem”, da Escola Estadual Rubens de Oliveira Camar­go, de Rubinéia, ganhou o primeiro lugar no Prêmio “Construindo a Na­ção” 2016, ora em sua 16ª edição. Esse prêmio é iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil e destinado às agremiações estudantis que desen­volvem práticas de cidadania que beneficiem suas comunidades. Este ano houve a participação de 524 Grêmios Estudantis de 22 Estados brasileiros e São Paulo se destacou pelo volume de inscrições e pela qualidade de projetos.

Esse é o treino mais adequa­do e mais saudável para o exercí­cio da cidadania. Fazer algo tangí­vel, benéfico e construtivo. Essa é a mocidade que liderará o Brasil nos próximos anos. Nossa obriga­ção é incentivá-la e mostrar que o País precisa de gente séria, que estude e que trabalhe. Ainda não há outra fórmula de atingir o que se espera senão mediante esforço, iniciativa, sacrifício, responsabili­dade e entusiasmo.

Parabéns gremistas atuantes e patriotas! O Brasil se orgulha de vocês!

Fonte: Jornal de Jundiaí | Data: 15/01/2017

JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

26759696972_92909bf6fe_z

FOTO: Diogo Moreira/A2IMG
Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

2 pensamentos sobre “Saudável iniciação política

  1. Estimado Prof. Nalini:

    As agremiações estudantis, são aos meus olhos,a maior riqueza política e econômica de uma nação,posto que de nada adianta sermos ricos em recursos naturais se não tivermos pessoas à estatura necessária para administrá-los;porém o mais importante de tudo é que desde o início as agremiações levantem o estandarte do “Altruísmo” e o sustentem até o fim,vale dizer: Quando atingirem a Liderança”,e não temam o “patrulhamento ideológico” já criado ou à ser criado.

    Isso,me fez lembrar uma época em que a UNE,sem marcar dia, hora e entrevista dirigiu-se ao presidente JK e foi recebida fraternalmente,em breves momentos, pelo próprio presidente,que ao final pontificou,mais ou menos assim: “…atenderei suas reivindicações;porém lembrem-se que com uma ditadura militar ou civil ,os senhores sequer conseguiriam sair de suas casas para conversar comigo.”

    Com meus votos de sincero respeito,
    Angelo Poci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s