Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Meu menino

2 Comentários

Hoje, 9 de abril de 2017, meu primo­gênito JOÃO BAPTISTA DE FREITAS NALINI completa 40 anos! Parece que foi outro dia que nasceu! Como a vida é rápida! Era juiz iniciante em Barretos. Maria Luí­za preferiu tê-lo na cidade que nos acolheu. A Santa Casa preparou um quarto especial: era o primeiro filho de juiz que nascia em Barretos. As mães preferiam Ribeirão Pre­to, São José do Rio Preto ou São Paulo.

João foi o nosso presente de Páscoa. Eu brincava dizendo que ele era nosso “pa­cote de abril”, pois seu nascimento coinci­diu com a Reforma do Judiciário, editada pelo Presidente Geisel e seguida pela pro­mulgação da LOMAN, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Meus pais foram logo visitá-lo. Assim como os avós mater­nos. Tios e amigos.

Criança esperta e simpática, logo ficou conhecido em todo o bairro Prima­vera. Entrava em todas as casas. Nossos vizinhos, Belinha e Neyton, foram amigos devotados. João sabia onde eram guarda­das as “quitandas” e ia diretamente em busca das guloseimas com as quais se acostumara.

Moramos ainda em Monte Azul Pau­lista, onde ele aprendeu a falar e contou como os garotos espantavam as andori­nhas que chegavam aos bandos nos finais da tarde.

Em seguida Jundiaí. Estudou no SESI. Já em São Paulo começou cedo a trabalhar na Justiça. Tornou-se muito que­rido. Conservou a facilidade de relacio­namento. Formou-se em Direito. Nunca deixou de trabalhar. Casou-se. Teve duas filhas: Maria Antonia e Maria Rosa. É pai amoroso. Suas filhas o adoram.

Tenho imenso orgulho de meu filho. Pratica melhor do que o pai todos os espor­tes. Mas, o que vale muito, é um pai me­lhor do que seu pai. Sempre imerso no tra­balho. Sempre às voltas com os processos e com a resolução dos problemas alheios. João Baptista é generoso para com as pes­soas. Dá-se bem com as crianças, com os idosos, com os animais. É do bem.

Nem imagino tenha chegado aos quarenta anos o meu menino. Sorridente, solidário, trabalhador. Pronto a ajudar o semelhante. Com imensa facilidade de fa­zer amigos. Competente na profissão e na vida. Perdoa com generosidade. Ensina-me a cada dia a tentar ser melhor. Longa exis­tência, meu querido menino, surpreenden­temente bom e de bem com a vida.

Fonte: Jornal de Jundiaí | Data: 10/04/2017

JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

2 pensamentos sobre “Meu menino

  1. Por favor. Professor Nalini. Transmita a ele o meu forte abraço e um Feliz aniversário. Abraços, também, ao Secretário.

  2. Minhas admirações pela ternura que tem pela vida, MM Exmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s