Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Quem quer tornar o mundo melhor?

Deixe um comentário

Um dos raros consensos nesta era de controvérsias é o de que todos querem construir um mundo melhor. Isso é impossível? Não. Quem tem vontade, quem sonha, quem é idealista, é movido por um ingrediente mágico: o entusiasmo. Como dizia Jacques Cousteau: “Não sabia que era impossível, foi lá e fez! ”.

A juventude é a mais propensa a essa coragem de mudar o mundo. E uma oportunidade de ouro surge com o Prêmio “Zayed – Energia do Futuro”. A partir da constatação de que o meio ambiente está mais contaminado, as fontes de água potável diminuem, o custo da energia aumenta, o estudante pode ser estimulado a usar sua criatividade e engenhosidade para ajudar a salvar o planeta.

 

Os Emirados Árabes se preocupam com o futuro da Terra. Estão convencidos de que as melhores ideias são produzidas por jovens. Em 2016, uma escola de Taquarituba foi finalista e os alunos e professores passaram duas semanas em Dubai. Experiência fantástica, que pode se repetir para tantos outros estudantes de São Paulo.

O prêmio de até 100 mil dólares tem por objetivo compensar as melhores soluções nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade oferecidas pelos alunos.

Como é que se pode participar? Basta ir ao site http://www.ZayedFutureEnergyPrize, registrar-se de acordo com cinco passos: 1) Formar uma equipe dentro da escola, formada por estudantes, professores, diretores e ou pais; 2) Recolher ideias e conversar com especialistas; 3) Criar um plano de projeto, explicar o que se pretende alcançar, como irá concretizá-lo e quais os custos envolvidos; 4) Familiarizar-se com o processo de apresentação de suas ideias e preencher o formulário encontrado naquele endereço da Web; 5) Enviar o formulário com apenas um clique. Se ainda houver alguma dúvida, enviá-la ao endereço eletrônico latam@zfep.ae.

Vamos ver se em 2017 São Paulo faz bonito outra vez. O Brasil sempre foi pioneiro em sustentabilidade, ideia criada por um brasileiro, o cientista Paulo Nogueira Neto, primeiro Secretário do Meio Ambiente da República. Só posteriormente é que o Brasil passou a contar com um Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Diário de São Paulo| Data: 18/05/2017

JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

 

PREMIO INTER

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s