Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Deus ajuda?

Deixe um comentário

A tomografia computadorizada está descobrindo que rezar, meditar, pensar em Deus é uma ferramenta poderosa para garantir vida saudável. Andrew Newberg, professor da Universidade da Pensilvânia, enveredou pelos estudos da neuroteologia, esfera da investigação científico-multidisciplinar que integra conhecimentos de Psicologia, da Religião, da Espiritualidade e da Neurociência par explicar como o cérebro e o “eu” espiritual se vinculam.

A estratégia é utilizar diversas abordagens da tomografia computadorizada por emissão de fóton único, para obtenção de imagens do cérebro em funcionamento. Entre as mais conhecidas, estão a ressonância magnética funcional, que se serve de um grande ímã. Sob esse campo magnético, obtém-se imagens do cérebro enquanto a pessoa medita ou reza.

A constatação do cientista Newberg é instigante: “Se você considerar Deus por tempo suficiente, algo surpreendente acontece no cérebro. O funcionamento neurológico começa a se modificar. Circuitos diversos são ativados, enquanto outros são desativados. Formam-se novos dendritos, são feitas novas conexões sinápticas, e o cérebro se torna mais sensível aos domínios sutis da experiência”. A conclusão é a de que Deus modifica o cérebro. E não importa a fé ou a falta dela.

Apurou Andrew Newberg que o ser humano é dotado de áreas cerebrais especialmente destinadas à comunicação com o Divino. As experiências religiosas podem promover, para quem as vivencia, saúde, bem-estar e felicidade. As experiências espirituais são alguns dos processos mais complexos executados pelo cérebro. A descoberta é fascinante. O sistema límbico e o lobo parietal atuam quando se eleva o pensamento para Deus. Quem experimenta sentimentos religiosos fortes e exercita práticas intensas, entre as quais a meditação, tudo que está separado na mente passa a ser indistinto. A sensação é de unidade, o ser humano tornando-se uma coisa só, com Deus e com o Universo.

No livro “Como a iluminação pode mudar sua mente”, Andrew Newberg relata, cientificamente, o que ocorre com a meditação. A concentração inicial é muito intensa e primeiramente ativa o lobo frontal. Ao se atingir o momento de êxtase, de iluminação, a atividade cai. Tem-se a sensação de entrega e por isso quem medita sente que é Deus falando por ele. É algo perceptível no todo orgânico: o coração acelera, a pressão arterial aumenta ou diminui, adentra-se a um espaço de calma e felicidade suprema. Ao longo do tempo, o próprio cérebro se altera. A meditação “Kirtan Kriya” é muito simples: leva doze minutos por dia e, após oito semanas, os lobos frontais estão mais ativos, mesmo em repouso, e não apenas enquanto ocorre a meditação.

Também se pesquisou e se constatou que o cérebro de quem medita há muito tempo é maior e mais espesso do que os demais. É exatamente como fazer exercícios musculares. Meditar é levantar pesos e tornar o cérebro mais consistente.

Meditar e orar produzem efeitos benéficos. Reduz-se o nível de cortisol, ou seja, o sistema imunológico funciona melhor. Diminuiu o grau de estresse e de ansiedade. As dores de alívio. A pressão arterial se autorregula, assim como a frequência cardíaca e os hormônios. A memória melhora, assim como a eficiência na capacidade de processar informações.

Enfim, até  na concepção dessa obra de arte complexa que é o corpo humano, Deus colocou fórmulas naturais, embora sofisticadas, para aprimorar continuamente sua criação. Está aberto o caminho em busca da perfectibilidade.

Fonte: Correio Popular | Data: 14/07/2017

JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo

brain-in-hand-1312350

Anúncios

Autor: Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s