Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Sobre mim

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, ex-Presidente da Academia Paulista de Letras, professor universitário. Autor, entre outros, de Ética da Magistratura (2ª ed.), A Rebelião da Toga (2ª ed.) e Ética Ambiental (2ª ed.).

83 pensamentos sobre “Sobre mim

  1. Parabéns pelo Blog Dr

  2. Muito bom o blog, Dr. Nalini. Também sou professora e seus dizeres retratam o atual contexto educacional, visto que a escola é um dos intrumentos da educação .

  3. ACIMA DE TUDO, UM GRANDE HOMEM. UM SER HUMANO MAVILHOSO.

  4. Drº também fico triste com tudo o que vejo. Como podem os alunos irem para a 5ª séria do ensino público ainda analfabetos?
    É um descaso, uma raiva, uma frustração uma vigança dos educadores que desistiram de tentar.
    Algumas vezes olhar pra fora faz doer tanto que acabamos insensíveis de coração. Olhamos mas não vemos. Se vemos, para quem podemos denunciar? Quem realmente se importa?
    Hoje eu estava pensando, quando a gente cresce a gente vai morrendo. Como o Sr. continua vivo? Até hoje alguém escutou?
    Será que o mundo não nos reduz a “voz que clama no deserto?”
    Acho que todo mundo elogia porque não tem que fazer nada.
    Perdão pelo incômodo.
    Amei seu texto sobre educação.
    Boa noite.

  5. DR. RENATO NALINI, primeiro parabéns pelo Blog. De outra, é apenas para elogiar a maneira como o Dr. sempre se conduziu. Eu , como advogada, já precisei socorrer-me do Tribunal de Justiça, e fui muito bem atendida pelo Dr..Jamais vou esquecer as gentilezas que recebi quando precisei despachar um Habeas corpus no Tribunal.Quanta lisura e educação. O Dr. deveria ser exemplo para os demais. Assisti inclusive o programa onde foi traçado o seu perfil, e passei a admirá-lo ainda mais. PARABÉNS , O SR. MERECE.

  6. Parabéns pelo blog professor, estou honrada de ter aula com o Sr.

  7. Dr.Nalini,
    Ético é o homem íntegro, que tem respeito por si, pelo próximo, pela vida e pela natureza. Ético é o homem que traz em si princípios como a honestidade e a virtude, que os torna capaz de desejar o melhor para os semelhantes e de se alegrar com o bem estar de todos. Está faltando espiritualidade na vida do homem. Falta humildade, reconhecimento e gratidão por tudo que recebemos do Criador. Falta berço, falta família, falta educação. Faltam compreensão, amizade, companheirismo e conversa. Faltam vínculos. Falta quase tudo, mas abundam as boas sementes aguardando pela semeadura. Então, é preciso reciclar o plástico, o papelão, o ferro, o vidro, o lixo e também as mentes e as almas, para que nosso planeta seja salvo. Novas descobertas no campo da ciência e da tecnologia prometem avanço e progresso à cada dia, falta só reencontrar a integridade e a ética, esses tesouros do ser humano. A sua parte o senhor está fazendo e muito bem…

  8. Prof. NALINI,
    Cordiais saudações. Congratulo o TJSP pelo 183º Concurso de Ingresso na Magistratura Paulista. Os Dignos Magistrados deferiram aos concursandos uma atenção própria dos melhores anfitriões. Somente lamento a não divulgação das notas gerais na prova objetiva, para controle e ciência panorâmica. Aos magistrados paulistas e aos candidatos que continuam, desejo-lhes uma boa sorte e realizações. Respeitosamente.

  9. Drº,

    Passeando pelo twitter do padre Fábio encontrei seu blog.
    Fui aluno da primeira fase de direito e secretária em um escritório de advocacia aqui em Florianópolis.
    Queria se juíza pra ser exatamente o que o senhor descreve em seus textos mas tranquei a faculdade, pois não sei se meu sonho é sustentável por tudo o que o senhor também descreve.
    Gostaria de saber se posso lhe escrever com algumas dúvidas e desabafos.
    Não me conformo em deixar os maus vencerem!
    Jesus não deixou e hoje quando visito o sacrário não me sinto confortável em querer me esconder pra não lutar.
    Se o senhor me permite um pouco menos de formalidade e um pouco mais fé: Deus o abençoe.

    Gabriela
    Palhoça – SC
    22 anos

  10. Parabens!
    Drº seu blog é muito bom.

  11. Dr. Nalini, sempre que passeio por seu blog fico mais motivado. O seu exemplo de profunda cultura e preocupação com o próximo, com as questões éticas e com a sustentabilidade do ser humano neste planeta me contagia e estimula. O senhor é mereceor de todo respeito e admiração. Abraço. Rovilson Carvalho.

  12. Prezado colega, gostaria de saber seu email para remeter artigo para eventual publicação. Grato, Eduardo Feld, juiz de

    direito do RN, efeld@bol.com.br

  13. Dr.Nalini
    Lendo o seu texto, hoje, não me senti tão diferente e inadequada em colocar a sensibilidade e a afetividade à frente de tudo o que faço.
    Obrigada, de fato, hoje eu estava “meio pra baixo”.

    Teresa

  14. Dr Nalini
    Parabens pelo blog, o seu blog me fez viajar no tempo, e isso nos torna a vida com mais sentido. abraço
    Iderley Medeiros

  15. Após leitura de um de seus livreo “Ética Geral e Profissional, 6ª Edição” me tornei uma grande admiradora de sua pessoa. Parabéns!!

  16. PArabens pelo blog Dr.Renato!
    O visitei pela primeira vez hoje e digo que minha admiração pelo senhor, através dos textos que escreve,os quais me identifico muito, se tornou ainda maior. Grande abraço.

  17. Dr. Nalini: descobrir o seu blog foi um dos presentes que recebi em 2011!
    Obrigada. suas palavras reavivam em mim a esperança de um mundo melhor através da educação!
    Maria de Lourdes Bello Zimath

  18. Dr.Boa noite. Te mandei um e-mail no dia 29/12/2011.Gostaria de saber se o Sr. recebeu e pode me orientar.Muito Obrigada. Feliz 2012!!!! Cláudia.

  19. Ciao sono Marcia da Verona sono contentissima di sentire le reflessione e piu che altro in questo momento dove in tutto il mondo la figura dei magistrati e L’etica sembrano due situazione messe in paralelo pero penso sempre que devvono essere come la Santissima Trinita dove se completano perche UM BENE SUPREMO per tutti possa essere realita.Auguri di Buon Anno MARCIA CAMARGO ITALIA

  20. Dr. Nalini. Parabéns por tudo !.
    Desde os idos do ano de 1992, quando em uma das minhas primeiras aulas na Faculdade de Direito Padre Anchieta, tive o prazer de conhecê-lo e desde então acompanho o seu perfeito e profundo raciocinío jurídico, somados ao vasto conhecimento que possui, e o mais interessante, é a facilidade em materializar tudo isto em palavras de fácil leitura e entendimento.
    Um grande abraço!.
    Anderson Dias

  21. Homem cuja humilde transcende tudo e todos. Firmeza de raciocínio e competência na jurisdicialização. Sua preocupação com o próximo me deixa orgulhoso, e quando recebo um simples cumprimento, faz-me dizer: ” Nossa, . . . recebi um cumprimento do Des. Renato Nalini “, que beleza, que orgulho.

  22. Olá estimado Dr. José Renato Nalini!

    Admiro-o muitíssimo! O senhor é uma belíssima esperança e paradigma para todos que amam o Direito e acreditam na Justiça.
    Soube que o senhor se tornou Corregedor! Que alegria!
    Fiz um trabalho sobre ética para a faculdade. Ler o livro de sua brilhante autoria “Ética geral e Profissional” foi uma verdadeira luz. Iluminou todo o meu trabalho. Foi uma unanimidade na nossa Banca.
    Grande abraço querido. Obrigada por existir!
    Sinceramente,
    Estelita.
    Sábado, 03/03/2012.

  23. Dr. Nalini seu blog trás assuntos interessantes, tratados com a seriedade de quem sabe o que esta dizendo. Fiquei sabendo que é a Corregedoria Geral, a qual o senhor dirige, que cuida dos cartórios extrajudiciais e gostaria de deixar registrada a minha indignação com o mal atendimento do CDT, que burocratiza um serviço que é de essência desagradável, tornando ainda mais tortuosa a vida de quem tem que passar pelos cartórios de títulos e documentos.

  24. Caro Doutor,
    Gostaria de parabenizá-lo pelo voto, ainda que vencido, na ADI (0003878-50.2011.8.26.0000) que, infelizmente, declarou inconstitucional a lei municipal do município de Bastos, que proibia a distribuição pelo SUS do ABORTIVO LEVONORGESTREL.
    Rafael Balde da Silva
    Pós-graduando em Direito Constitucional pelo Complexo Damásio de Jesus

  25. Dr. Nalini,
    Receba meu fraternal abraço e meus agradecimentos por este espaço tão
    reconfortante. Tenha certeza que aqui será meu porto seguro para me
    abastecer da energia positiva.

  26. Estou lendo seu livro Ética Geral e Profissional e quero parabenizá-lo pelo estilo direto, lógico e concatenado das idéias ali aportadas.
    Marcelo B. Gimenes

  27. Caro amigo Renato,

    Ainda me são nítidas as lembranças dos tempos em que você era um jovem e talentoso estudante, e eu, um esperançoso caipira que mal chegara em Jundiaí, para tentar a sorte como locutor na Rádio Santos Dumont, ainda na Rua Vigário.
    Fiz carreira como jornalista, ganhei prêmios, mas a procura pela paz e tranquilidade só encontradas nos lugares provincianos me fez vir embora pra tão longe. Finquei raízes em Roraima há 28 anos, mas mesmo assim não me fogem à memória, graças a Deus ainda lúcida, os momentos em que convivemos na Rádio Difusora e no Jornal de Jundiaí e até da vez em que fomos ao programa “A Família Trapo”, da velha TV Record, para tentarmos “cavocar” uma vaga de redatores.
    Fico muito feliz por vê-lo chegar a tão honroso cargo da magistratura, ser humano que sempre cultivou a honestidade e a humildade, mesmas virtudes que procurei copiar nestes meus 70 anos de vida.

    Um grande abraço do

    PLINIO VICENTE DA SILVA
    plinio.vsilva@hotmail.com

  28. Dr. Nalini,
    Parabéns pela edição do Provimento CG nº 23/2012, de 19/09/2012, publicado ontem no DJE, reconhecendo a aplicação do art. 290 da Lei de Registros Públicos de forma ampla.
    Esse provimento ajudará muitos cidadãos paulistas.
    Espero que o doutor tome iniciativa semelhante quanto ao art. 21, § 2º, alínea “b”, da Lei nº 8.692/93, para cessar a ilegalidade praticada por alguns Oficiais de Registro de Imóveis que não reconhecem esse benefício.
    Um forte abraço,

  29. Dr Nalini.
    Estava lendo o seu livro Ética Geral e Profissional para um trabalho da faculdade e ao final fiquei encantada por existir pessoas que pensam como o senhor, já que vivemos um tempo de competições extremadas onde a ética parece que é coisa do passado. Gostaria de ter sido sua aluna, O senhor deve ser um verdadeiro mestre. Com grande respeito e admiração. Parabens

  30. Dr. Nalini, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelas palavras tão bem direcionadas aos seus leitores. Como presidente de grupos de examinadores de concursos para a magistratura estadual, gostaria de perguntar ao senhor, qual o conselho que daria para a fase preambular deste concurso, pois atendi ao chamado do sacerdócio da magistratura, visto que atuo como conciliador no cível da cidade de Mogi das Cruzes-SP e, me identifiquei muito nesta função, razão de ser um instrumento valioso na composição e solução de lides na vida de um Juiz de Direito. Então o que estudar, letra de lei + doutrina + informativo + jurisprudência, todos juntos? Somente um deles? Lembrando que me refiro a 1ª fase, motivo de que se observa a falta de clareza de alguns juristas, ou mesmo de professores, em orientar aspirantes a magistratura quanto ao direcionamento dos estudos para determinados concursos. Meu objetivo Dr. Nalini é a magistratura estadual de SP e sei que vou conseguir ser aprovado, tendo em vista que é o meu foco e será uma questão de tempo, esforço e paciência. Enfim gostaria encarecidamente de pedir sus ajuda para que eu alçasse vôo nesta carreira maravilhosa. Um forte abraço. Fábio

  31. Doutor Nalini, boa noite, fico feliz por profissionais como o Senhor, tenho 50 anos e comigo um sonho que pretendo realizar ainda este ano, ingressar na Faculdade de Direito, ter a minha formação acadêmica, e se possível, e sei que será, farei Teologia (pode parecer exagero), mas sempre pensei aos 50 anos quero começar a minha corrida por sabedoria e conhecimento, ser atuante na área, ter idéia inovadoras, e sempre priorizando o grande público, criar pequenos Tribunais em ponto estratégicos, muitas pessoas não tem condições financeiras de locomoção, quero uma formação e colocar em prática pensamentos e opiniões, tentar pelo menos entender esta desigualdade moral e social, e se me permite gostaria de sempre poder visitar seu blog para aprender e reabastecer minha bagagem cultural.
    Respeitosamente
    Silvia Ferreira Barbosa Boaventura

  32. Dr. Nalini,
    Discutimos em sala de aula (2ª e 3ª séries) do E. Médio o texto do senhor “O mundo anda péssimo”. Ele é um dos textos de reflexão sobre o projeto de intervenção que estamos realizado “Áreas Verdes e Fiação Subterrânea em BH: uma realidade possível? ” . Trabalho nos meus projetos os três passos que está no seu livro Ética Ambiental que o sr. me enviou autografado. O livro estava esgotado, não tive como comprá-lo. Gosto muito do seu blog também. Andrea

  33. Desembargador Nalini, boa tarde.

    Sou advogado em Araraquara. Participei da 1ª Turma de Formação de Conciliadores e Mediadores, após a edição da Resolução 125/2010 do CNJ, com a participação de Ada e Kazuo entre outros grandes nomes. Inclusive o Dr.º também esteve presente.

    Constatei que meu certificado não foi emitido pois havia duas faltas para mim no 3º módulo. Dessa forma se eu assistir 1 aula do 3º módulo então terei cumprido todos os requisitos para a emissão do certificado.

    Mas não estou conseguindo acesso a essa aula, mesmo requerendo para a EPM. No Centro de Resolução de Araraquara me disseram que não há muito o que fazer.

    Dessa forma, apelo ao Dr.º, grande jurista e humano acima de tudo. Preciso ter acesso a uma aula do 3º módulo do curso e assim o Centro de Resolução de Araraquara poderá solicitar a emissão de meu certificado.

    OBS: todas as outras aulas foram assistidas, o estágio supervisionado, os exercícios, está tudo OK. Falta apenas essa 3ª aula.

    Grato

    Fábio Carlos Rodrigues Alves OABSP 316450

  34. Dr:Renato Nalini tudo bem com o senhor e família?
    Bem eu estou muito preocupada com minha vida . onde liguei a tv de repente encontrei vc na rede vida .
    tentei um contato para minha pergunta mas não tive sucesso .
    Aqui estou , Eu tenho um processo que ainda não terminou de ser JUGADO CORRETAMENTE ,mas recebi uma ação de despejo de minha casa onde só terei permanecia por 60 dias.sou mãe solteira tenho 2 meninos memore 12 anos e 5 anos . e esta é nossa unica casa . não tenho para onde ir com eles, que eu posso fazer como deve fazer em relação a esta decisão ?
    lhe aguardo a sua resposta .
    grata

  35. SR.NALINI,
    SEU ARTIGO VIDAS ENFERMAS TEVE DITOS FILOSÓFICOS QUE ME ENSEJARAM ESCREVER-LHE. É NA CONSCIÊNCIA QUE NASCEM AS ENFERMIDADES, A FELICIDADE DE NOSSA VIDA DEPENDE DA QUALIDADE DE NOSSOS PENSAMENTOS, E QUE NADA PODE NOS ATINGIR SE NÃO ABRIRMOS OS NOSSOS PORTAIS INTERIORES.
    MUITO FELIZ SEU ARTIGO E OBRIGADO.

  36. Uma pessoa do bem se conhece pelos olhos e pela pena. Este blog é de leitura obrigatória.José Roberto de Souza Dias:./NAV

  37. A Ciência high tech tem avançado para que a humanidade viva melhor.
    Mas como um gemido grego é vago imaginar que ela tenha resposta para tudo; sobre tudo o HOMEM. ???????
    Dica Guimarães Jr.:
    ..

  38. dicajunior54 : @IveteSngNEWS @ivetesangalo video instrumental …
    video.twicsy.com/i/oiZ5d‎
    13/03/2013 – Diógenes Guimarães’s Twitter video (@dicajunior54) @IveteSngNEWS @ivetesangalo video instrumental de Riolight http://t.co/JMOuTBNOq4
    Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 24/05/13
    Twitter / dicajunior54: @IveteSngNEWS @ivetesangalo …
    https://twitter.com/dicajunior54/statuses/336975246840168449‎
    21/05/2013 – Sign in New to Twitter? … Already using Twitter via text
    message? … @IveteSngNEWS @ivetesangalo video instrumental de Riolight …

    Raimar Rastelly devorador de livros, e meu amigo de infancia ou o irmão que jamais tive…That’ whats friends are for. valeu my friend,you are the Brainstorm…Dica Guimarães Jr.:

    http://www.youtube.com/watch?v=utrJxZG4vmM-Riolight Instrumental para toques de celuares

    http://www.youtube.com/watch?v=pe4JJKGVtp8-Bossa nova

    “Fragmentasons” – Título do meu CD Demo e de um Blog futuro Dica Guimarães Jr.:
    RAIMAR RASTELLY
    (TEXTO DO FILÓSO RAIMAR RASTELLY SOBRE A MÚSICA RIOLIGHT)
    RIOLIGHT
    Há muitos anos que a marchinha já anunciava que o Rio de Janeiro é o coração do
    Brasil. O povo ( sempre sábio ), também dizia que “de dia falta água e de noite falta
    luz”. O Rio é a face mais bela e também a face mais feia do Brasil. É a imagem que
    nos vende: do calçadão da orla, passando pela bunda das mulatas, aos barracos
    tortos das favelas. Sem contar com as luzes das balas de fuzis riscando os céus desta
    cidade abençoada pelo Cristo; como a dizer : fiz o que pude! Rio da viagem lisérgica
    do expresso 2222, Rio das pessoas na janela de frente pro crime. Dos meninos do
    rio a fumar crack. Das ruas do velho centro, onde outrora flanava o velho Machado,
    observando os costumes de futuros personagens dos seus livros.
    Pouca importa esta esquizofrenia do Rio. Esta é uma cidade que sempre merecerá uma
    canção.
    Riolight – uma nova canção homenageando esta cidade maravilhosa. Cidade que
    ilumina os passos do Brasil. Se acontece no Rio é moda. Rio do sotaque. Riolight: leve,
    leve como a asa delta que passeia pelos céus da gávea. Rio light como os sanduíches
    dos quiosques no calçadão. Riolight como as luzes que iluminam as areias de Ipanema
    á noite. Riolight como a loucura que o sol de verão traz aos corpos desta gente
    Taí a canção de Dica Guimarães. Ouçam. É um novo hino ao Rio de janeiro, que nos faz
    continuar acreditando nas canções. RIOLIGHT-SE
    RAIMAR RASTELLY

  39. Assisti a entrevista do senhor no programa Cartão de Visita da Record News e fiquei admirada com a sua entrevista e encantada com a sua pessoa.Apesar de não ser da magistratura, sou professora, concordo com tudo que foi dito sobre o ser humano, ética. Interessei-me tanto que já procurei e vou ler alguns artigos do senhor. Mostrei também para minha filha, que é Enfermeira, e que também gostou muito.Parabéns pelo trabalho que vem realizando.

  40. fazer valer as leie que politicos corruptos va pra cadeia como os outros so desta forma podem melhorar

  41. Dr. Nalini! Por favor, escreva em seu blog sobre a ética do interregno.

  42. DR NALINE, PARABENS PELO COMENTÁRIO SOBRE A PRESIDENTA DILMA, FOI PERFEITO, VOU MAIS ALÉM, HOJE ELA DEVE TER MUITOS MILHOES ESTOCADOS EM PARAISOS FISCAIS, AGUARDANDO O EFEITO TITANIC, NOS ALCANÇAR, PARA ALÇAR VOO PARA O EXILIO, TERRENO O QUAL CONHECE MUITO BEM, É SÓ ELENCAR A VASTA EXPERIENCIA DOS SEUS ASSESSORES NESTE TEMA, O SENHOR ZÉ DIRCEU QUE O DIGA.

    MEU NOME É WELINTON SANTOS, MEU EMAIL HELINHOFAZ@BOL.COM.BR, ABRAÇOS…………..

  43. Excelente o blog! Boa sorte nas Eleições para a Presidência do TJ/SP

  44. Distinto Prof. Nalini, acolha meus votivos de congratulações por sua vitória expressiva para Presidente do TJSP. Quando tiveres pensando em claudicar por conta das adversidades da vida e do cargo lembre-se da assertiva de Fernando de Lisboa (Santo Antônio): “É viva a Palavra quando são as obras que falam.” Sua palavra é sempre muito viva e cheia de cor, pois seus propósitos são de um homem de bem investido de espírito público, republicano e justo. Suas obras ressoam no universo e garantem seu nome ao lado dos grandes. “O dom que um homem faz abre o caminho e o conduz à presença dos grandes”. (Provérbios, 18:16).

    Nosso livro sobre História do Direito ricamente prefaciado por v. exa. será publicado no próximo semestre, tempo em que com certeza agendarei data para lançar também em São Paulo.

    Um fortíssimo abraço e a renovação de nossa admiração e estima sincera,

    Roberto Victor Pereira Ribeiro
    Ps. Tentei seu email, mas sempre retornava uma mensagem informando erro.

  45. Ótimo, fiquei feliz, dei risadas, reflexões, acima de tudo aprendi muitíssimo.

  46. Dr. Nalini
    Ainda está vivo em nossa memória suas palavras no I Simpósio Internacional de Segurança Pública, quando defendeu enfaticamente que a sociedade tem que acordar e repensar a prisão, afirmando que um estudante custa bem menos que um presidiário e que a solução da cela está na sala de aula. Ficamos honrados com sua eleição à Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Junto com todos os membro do NAV elevamos nosso pensamento ao Grande Arquiteto do Universo para que o Ilumine e Guarde ao longo dessa jornada.

    José Roberto de Souza Dias
    Presidente do NAV – Núcleo de Articulação Voluntária

  47. Parabéns Des. Nalini, novo presidente do TJ boa sorte nesta nova caminhada. Um forte abraço Dr. Rodrigo Fornos Advogado

  48. Ilustre douto Renato Nalini:
    Todos os seus artigos, sem exceção, são cheios de análise bem fundamentada da sua experiência, capacidade, competência e sabedoria.
    Todos extraímos muitos ensinamentos das suas palavras que traduzem o seu pensar. Parabéns pela presidência do TJ. Não foi por acaso, mas sim por valoroso mérito. Muito nos honra, cidadãos paulistas ter na sua honorável pessoa um representante dos mais humanos e capazes. Boa Gestão e muita saúde para realizar tudo o que for preciso. Terá sim o apoio de seus pares, certamente. TENHA UM FELIZ NATAL CRISTÃO.

  49. Amigo Renato, que a sabedoria seja sempre o seu maior bem. Feliz Natal e um 2014 repleto de conquistas. Do seu velho e distante amigo

    PLINIO VIECENTE DA SILVA
    BOA VISTA – RORAIMA

  50. Sr. Presidente do TJ/SP : Dr. José Renato Nalini:

    Prezado Sr. Presidente:

    Li em seu blog “Morrer de Trabalhar” (21.01.2014), confessando-se workaholic; “Brasil: paraíso da máfia” (13.01.2014); “De volta ao campo” (10.01.2014); “Cana & Cana”, onde aborda o entrecruzamento de canaviais e presídios; “Estender a mão” (06.01.2014), sobre presídio e cozinha; “Que venha 2014!” (30.12.2013), criticando o “happening” que foi o funeral de Mandela; “O que é presidir o TJ?” (17.12.2013) sobre seus 2.400 magistrados e 50 mil trabalhadores sem toga, em que lamenta a judicialização da vida brasileira e “Oscar e a senhora Rosa”(11.12.2013) sobre a morte e o morrer interpretada pela Miriam Mehler.
    Lia, de hábito, artigos seus em Tendência e Debates da FSP.
    Não sou de elogios e pouco conheço de sua vida como magistrado, mas impressiona-me sua postura humanista e proximidade com a literatura e a arte. Diria, valendo-me dos meus 82 anos e de pesquisador universitário, que temos muitas ideias em comum.
    Como pesquisador em saúde coletiva, há quase meio século, estudo há 12 anos as relações sociais do trabalho judiciário com a saúde dos trabalhadores. Parte desse está em “O juiz sem a toga” (2005), que o Des. Celso Limonge quando assumiu a Presidência do TJ/SP comentou. Também o tem comentado o Prof. Dalmo Dallari. Uma segunda parte sobre os não togados, foi publicada em 2009, com o título “Os operários do Direito”, ambos publicados pela editora Lagoa. Se tais referencias e proximidades civis podem dar frutos ficará a seu critério.
    Coloco-me, respeitosamente, à disposição da Presidência do TJ/SP.

    Herval Pina Ribeiro

  51. NO BRASIL OPINIÃO VIROU OFENSA
    E FALTA DE ÉTICA É SENSO COMUM..
    Dica Guimarães Jr.

  52. ttp://rock.rapgenius.com/discussions/44075-Against-manipulation-on-theinternet

    (AGAINST MANIPULATION ON THE INTERNET | Rock Genius
    rock.rapgenius.com/discussions/44075-Against-mani…‎
    Traduzir esta página
    We liked your explanation of “Plugged (AGAINST MANIPULATION ON THE INTERNET)” This comment you left 25 … http://rock.rapgenius.com/Pussy-riot-putin-will-teach-you-how-to-love-lyrics http://www.youtube.com/w. …. all discussions …
    Você compartilhou isto no Google+ – Compartilhada de maneira particular
    Pena ser um video in natura.

  53. Como é bom ler o que escreve . !!!!! Ver em -palavras nossos pensamentos e sentimentos ..Estou feliz !!!f. Obrigada …

  54. Nobre Dr. Renato, já fez tanta coisa por nosso estado que fico me perguntando desde que idade vem atuando, kkk, pois não parece ser tão velho assim.

  55. Boa noite, Dr. Renato Nalini. Sou servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo. Primeiramente quero parabenizá-lo pelo fantástico trabalho que o senhor vem desenvolvendo no nosso Tribunal, digo nosso porque tenho orgulho de trabalhar neste Tribunal, o maior do Brasil e porque não do mundo!!! Sou acadêmico de Direito, 8º semestre e fui informado pela professora a qual escolhi para ser minha orientadora que o senhor tem uma obra sobre o tema que escolhi para a minha monografia. Gostaria, no entanto, de saber alguns detalhes da bibliografia para que eu possa adquiri-la. O tema que escolhi é sobre a Produção de provas “ex officio” em busca da verdade real. Agradeço desde já pela atenção. Pedro José dos Reis – Fernandópolis-SP

  56. Excelente Blog!! Fonte de instrução e conhecimento

  57. boa tarde! Drº renato Nalini dia ante de ler seu blog, fiz uma poesia que fala o “mundo” sem fim. a interpretação é; parece que tudo se desemboca no tribunal de justiça.

  58. Antes de mais nada expressar minha admiração impar por este grande Escritor, membro da Academia Paulista de Letras, o qual tive a felicidade de ser seu aluno no curso de Direito pela Universidade Paulista, pelos idos de 2002, e depois desta oportunidade, o acompanho sempre, neste espaço de reflexão, e é com muita honra que participo de suas reflexões, comentando, quando acho apropriado. É com muita capacidade e humildade e não são muitas vezes que se encontra um espaço para partilhar do pensamento de um Juiz. É com grande responsabilidade e alegria de abrir esta oportunidade a todos. Isto demonstra a grandiosidade, a generosidade e o espírito a frente e aberto de dividir o seu saber com todos ansiosos por conhecer e saber, com o Professor, Escritor e ser humano, único, Dr. José Renato Nalini. Que este exemplo seja uma semente que de muitos frutos neste extenso e rico Estado de grandes Escritores e Pensadores paulistas e paulistanos. O Dr. José Renato Nalini já é e sempre será uma referência a ser seguida na Magistratura.

  59. adorei……………………………..

  60. Sem palavras para descrever o grande ser humano que é o Dr: Nalini
    Jornalista Márcio Rosa

  61. Dr. Renato Nalini, Parabens pelo sucesso e tambem pelo blog. uma grande oportunidade para contato.

  62. Boa Noite Dr. Jose Renato, sou um pessoa muito simples, e, gostaria de saber opinião do DR. com relação as Escolas. Nao deveriamos falar sobre a constituição, direitos e deveres, dar noção às crianças; Acredito tambem, que o prblema das Drogas só podera ser resolvido com prevenção…ou seja a criança pequenininha ja deve saber que droga..nao é bom, senao nao teria esse nome..obrigada Dr Jose Renato Nalini. Ma Ortizz (marcinhaortizz@bol.com.br)

    • Concordo, amiga. A mudança na educação escolar, acho, deve começar encerrando a ideia de que a criança para aprender deve começar pelas historinhas de monteiro lobato. Acho que deveria começar lendo as leis….

  63. Parabéns Dr. José Renato pelo blog e pelas homenagens recebidas em Catanduva.

  64. Dr. Renato, sou estudante de Direito da FACIC-Cruzeiro-SP, tenho lido algumas de suas obras que falam sobre a ética, aprendi muito sobre o tema e parabenizo pela forma espontânea e simples de explicação. Abraço, Jairo F.F.Santos – Email: amarareias@bol.com.br

  65. Dr. Nalini, sempre que posso leio as suas colunas. Versam sobre as mazelas que acabam atualmente com nosso país. Falta de respeito com o próximo, corrupção, improviso são alguns desses problemas. Como servidor público federal, já havendo sido trabalhador da casa em que você atualmente labora, empenho me em servir ao próximo da melhor maneira. Se cada um fizer a sua parte com responsabilidade e zelo, o país colherá os frutos no futuro. Eu o parabenizo por essas pílulas diárias de reflexão e estímulo. Não nos deixe, apesar de sua gestão como presidente do TJ estar chegando ao fim, nós lhe pedimos. Obrigado.

  66. Parabens pela indicação a secretario da educação do Estado Bandeirante.

  67. Parabéns, amigo de tantos anos de tanta saudade. Agora tenho dois ex-colegas contemporâneos como Secretários de Estado: você e Aluisio Toledo César, também ex-desembargador do TJESP. Um grande abraço e muito sucesso.

  68. Boa noite Professor! Parabéns pela Secretaria da educação! Sou supervisor a de ensino na região centro oeste, capital.
    Precisamos muito de um líder. Estamos tendo um sentimento de estar a deriva. Creio que é um pensamento negativista. Sou pró ativa , gosto do que faço e facoy com gosto.
    Seja muito bem vindo. Meu nome é Dilma Franchi.

  69. AGORA O GRANDE PROF. DR. JOSÉ RENATO NALINI É O MEU PATRÃO. ESSE É O MEU PATRÃO.

  70. Parabéns!
    Uma sugestão:
    Que tal trocar Dirigentes Regionais?

  71. Se o novo secretário não trocar TODA A CARRUAGEM, a SEE-SP VAI CONTINUAR MAL CONDUZIDA, apesar do Nalini ter sido uma ótima escolha do governador. Eles vão continuar afundando a educação. Está na hora de profissionalizar os setores e não só viver de puxa-saquismo. E MAIS ÉTICA TAMBÉM. Se o novo secretário não mudar o pessoal vai continuar sendo enganado por eles. eles dizem que fazem uma coisa e fazem outra…

  72. Concordo plenamente.
    Essas raposas perigosas.
    Troque toda carruagem! Urgente!
    Se fossem competentes não precisariam puxar saco. As atitudes iriam mostrar-nos .
    Ridículos! !
    Troque os Dirigentes…e faça boas escolhas. …

    • Especificamente sobre os (as) dirigentes regionais não posso opinar concisamente pois não os conheço, haja vista que a dirigente da minha diretoria é uma profissional muito comprometida com uma educação de qualidade para todos.

      • Pois é.
        Mas existem muitas frutas podres…precisam ser retiradas.
        Umas farsas….maqueadoras de resultados.
        Uma pergunta…
        Por que será que a Unicep liderava em bolsas na escola da familia?
        Por que gente que conheci ganhando 800.00 nao conseguiu bolsas e gente que ganhava 2.500 conseguiu?
        Por quê?
        Muitas dúvidas…

  73. Comece a troca por São Carlos….a pior Diretoria que já conheci. …Tudo maquiado e era proteção do antigo Secretário.

  74. Boa noite Sr Renato. Parabéns pelo blog. Em cada mudança uma nova esperança e uma vontade de ver se as coisas melhoram principalmente para a nossa classe : Agentes de Organização escolar. Como está difícil. Salários defasados, injustiças nas escolas, mandos e desmandos, muitos caciques e muitos poucos índios.Secretários passam e tudo só piora, como todos gostaríamos de ver melhoras com nosso novo secretário. Nossa classe ficou unificada e todos temos a mesma nomenclatura no cargo mas, apesar de a proposta ser de que todos aprendessem todos os serviços da escola, infelizmente isso não acontece. Fizeram uma prova dentro do nosso cargo para uma tal gerência que é na realidade um cargo de confiança que só gerou intrigas e injustiças e ali só ficam aqueles de quem os diretores confiam muito e que muitas vezes nem são tão competentes.A prova, diga-se de passagem, a nível de Vunesp, de nada serve para a maioria,apenas esperamos, esperamos e esperamos. Até mesmo para substituição, só entram aqueles escolhidos pelos diretores e ainda assim, na maioria das vezes,são da secretaria. Quero dizer com isso que, os funcionários que sofrem no pátio e até muitas vezes, transformam-se em professores não têm a menor chance. Não são escolhidos. Muitas vezes tiram notas melhores que os gerentes que lá estão, porém são esquecidos e discriminados. Para que então fazer uma prova desse nível? Não ganhamos nada por passar na prova nem ao menos expectativa de melhoras.. Por favor, olhe para a nossa classe. Precisamos urgentemente de ajuda..Boa sorte..

  75. Sou Enfermeiro, pós graduado em Emergência, atuante em uma instituição hospitalar privada, em SP. Estou no 3º Semestre Direito UNINOVE, Vim fazer este curso para ser um acréscimo positivo na vida do ser humano e pode me deparar com personalidades como Vossa Excelência.
    Me emociona ver uma personalidade do mundo cientifico, assim com já tive oportunidade de assistir em congressos da saúde, alguns médicos, fazerem menção de sua fé em Deus.
    ontem 18/10/2016 me recordo com emoção uma de suas fala: “Não consigo acreditar que de uma explosão (Big Bang) surgiram as belas praias e as orquídeas, os lírios”.
    Muito obrigado por através de fala e gestos me dizer: pode continuar, vai em frente!!!

  76. Parabéns por essa carreira brilhante, que o senhor teve no Direito, e sucesso nessa nova carreira como secretário da Educação do Estado de São Paulo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s